Governador José Serra recebe ministro da Fazenda

Uma das pautas do encontro foram os investimentos previstos para São Paulo nos próximos quatro anos

sex, 02/02/2007 - 18h25 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 02, no Palácio dos Bandeirantes, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No encontro, Serra e Mantega trataram sobre os investimentos que serão realizados no Estado de São Paulo por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no dia 22, em Brasília, pelo governo federal.

“Hoje tivemos a oportunidade de precisar melhor algumas coisas da apresentação feita em Brasília. Por exemplo, em relação à especificação de recursos do Rodoanel. A proposta feita pelo governo federal é bastante satisfatória em relação ao trecho Sul”, declarou José Serra.

O ministro detalhou quais foram as principais reivindicações do governador. Para o Ferroanel, o PAC prevê a realização do tramo Norte. José Serra sugeriu que o PAC beneficiasse também o Tramo Sul para liberar mais os trilhos e desafogar o trânsito ferroviário de passageiros. Mantega anunciou que o Rodoanel está incluído entre os projetos prioritários do PAC, com previsão de investimentos R$ 1,2 bilhão para os próximos quatro anos.

Durante a reunião, José Serra pleiteou a isenção de PIS/COFINS dos tributos de saneamento básico. Ele acredita que a desoneração, que hoje incide sobre água e esgoto, permitiria novos investimentos das empresas de saneamento. “É um pleito interessante porque estará incentivando investimentos em uma área que é muito importante para a população”, avaliou Mantega.

O governador solicitou também recursos orçamentários federais para a conclusão da Linha 2 do Metrô de São Paulo, além de discutir a questão da regionalização do Porto de Santos. Para Serra, a gestão compartilhada do porto permitiria maior eficiência com o aumento das exportações.

Em contrapartida, o ministro solicitou o apoio do Estado de São Paulo para implementação da reforma tributária no País. Guido Mantega anunciou que no dia 6 de março haverá uma reunião com todos os governadores para tratar de outros pontos da reforma tributária.

Regina Amábile