Governador José Serra participa da abertura da Couromoda 2007

Evento reúne mais de 1.200 expositores de 16 estados brasileiros e 18 expositores estrangeiros de dez países

seg, 15/01/2007 - 16h31 | Do Portal do Governo

Começa em São Paulo a maior feira de calçados e acessórios da América Latina e a quarta maior do mundo. Trata-se da 34ª edição da Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, que acontece até o dia 18 de janeiro, no Parque do Anhembi.

O evento, aberto nesta segunda-feira, dia 15, pelo governador José Serra, reúne mais de 1.200 expositores de 16 estados brasileiros e 18 expositores estrangeiros de dez países. Em um espaço de 80 mil metros quadrados, a Couromoda apresenta para os visitantes as primeiras coleções da indústria para o ano.

Serra abriu seu discurso pedindo um minuto de silêncio em respeito à aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos, que morreu vítima do acidente nas obras do Metrô, na sexta-feira. “Neste exato momento, estamos vivendo aqui em São Paulo uma tragédia: o desabamento de uma estação em construção do nosso Metrô. Infelizmente, houve vítimas”, disse o governador, informando que hoje havia sido encontrado o corpo de dona Abigail.

Sobre a Couromoda, Serra disse ser um orgulho muito grande para São Paulo receber os produtores e comerciantes de calçados de todo o Brasil. “Nós temos uma dívida para com esse setor porque foi nele que o Brasil se firmou como um produtor de qualidade de produtos exportados. São R$ 42 bilhões o valor dessa produção, desde o couro até o sapato concluído”, afirmou o governador.

O Brasil é o 3º maior produtor do setor calçadista, atrás apenas de China e Índia, e o 5º maior exportador e consumidor mundial. Os expositores da feira representam 90% da produção nacional, um total de 750 milhões de pares de calçados a cada ano.

Serra homenageou o Estado do Rio Grande do Sul, pioneiro no desenvolvimento do setor calçadista. “Hoje são 20 dos 27 estados brasileiros presentes nessa feira, mas nós temos de reconhecer aqueles que foram, de certa maneira, a vanguarda”.

O governador destacou a importância de São Paulo para a indústria de calçados. O Estado responde por cerca de 35% da produção brasileira. Isso representa aproximadamente 224 milhões de pares de sapatos. São Paulo é o 2º maior pólo exportador do país, responsável por 12% das vendas. Os principais centros calçadistas do Estado são Birigui, Franca e Jaú. Juntos, estes pólos concentram cerca de mil indústrias, criando aproximadamente 56 mil empregos.

Em 2006, as exportações brasileiras foram de 4,5 bilhões de dólares, superando o ano anterior que atingiu 4,2 bilhões. Desse total foram exportados 180 milhões de pares de sapatos. Os principais destinos das vendas nacionais são Estados Unidos, Espanha, Canadá, Reino Unido, Argentina e México. No País, cerca de 1 milhão de pessoas trabalham nas indústrias calçadistas.

Participaram do evento o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, os governadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Yeda Crusius e Luiz Henrique da Silveira, o presidente e fundador da Couromoda, Francisco Santos, entre outras autoridades.

Confira a íntegra do discurso do Governador José Serra

Macedo Júnior