Governador José Serra inaugura sede do Deinter 9 em Piracicaba

A unidade beneficiará cerca de 52 municípios e três milhões de habitantes

sex, 16/03/2007 - 15h29 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou nesta sexta-feira, dia 16, a sede do Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), em Piracicaba. Criado em agosto de 2006, o Deinter 9 estava funcionando provisoriamente na Delegacia Seccional de Polícia da cidade. Agora, com instalações próprias, a intenção do governo é fortalecer as ações da segurança pública, não apenas em Piracicaba, mas em toda a região.

“Neste começo de governo, a Polícia Civil está trabalhando muito bem. Então, o que temos de fazer é melhorar suas condições de trabalho”, afirmou o governador José Serra. Localizado no centro da cidade, o Deinter ocupa dois pavimentos de um imóvel que foi adaptado para abrigar recepção, gabinete do delegado de polícia, sala do delegado divisionário, salas de dois delegados assistentes, cartório central, diretoria administrativa e seções de finanças, comunicação, subfrota, telecomunicações, além de unidade de inteligência policial.

Trata-se de uma unidade policial situada numa área estratégica e muito importante no nosso Estado, explicou o secretário da segurança pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão. O Deinter 9 abrange seis delegacias seccionais, 52 municípios e uma população de cerca de 3 milhões de habitantes.

“Essa inauguração é um ato extremamente importante para consolidar o sistema de segurança de Piracicaba e região”, afirmou o prefeito Barjas Negri, que lembrou da luta para que o município tivesse seu comando de polícia do interior e o seu departamento de polícia civil.

Embora a região não apresenta altos índices de criminalidade, José Serra destacou a importância da prevenção. “Temos de trabalhar bastante para que nada deteriore e tudo melhore”, declarou o governador.

Nesse sentido, o investimento na inteligência policial é uma das medidas mais importantes. “Em todas as seccionais e diretorias de departamento, já temos instalados e estamos ampliando os

grupos anti-seqüestro e os setores de inteligência”, explicou Mario Jordão Toledo Leme, delegado-geral de polícia. “Este mês estamos recebendo mais equipamentos e uma interligação que se fechará em todo o Estado nos próximos dias”, disse ele, ressaltando que a questão da inteligência está muito bem encaminhada e os grupos anti-seqüestro estão solucionando quase todos os casos do Estado de São Paulo.