Governador interdita aterro na região do Alto Tietê

Foram três os locais fechados ao longo do dia. Serão construídos fossos para que não haja reabertura

sex, 08/01/2010 - 13h11 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h22)

O governador José Serra participou da interdição de um aterro sanitário irregular em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, nesta sexta, 8. Esse foi o terceiro aterro interditado no dia na cidade. O secretário do Meio Ambiente Xico Graziano acompanhou o governador durante operação que contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

“Este aqui é um dos muitos aterros clandestinos que são feitos nas Várzeas do Tietê. O que acontece? Vem um caminhão e joga todo o entulho aqui e vai acumulando e daqui a um tempo, vem o trator esteira e aplana, faz-se loteamento e constroem-se moradias irregulares, a Prefeitura liga água, energia e o Tietê vai se impermeabilizando e com isso chuta a enchente mais adiante”, explicou o governador.

A ação faz parte do plano do governo de intensificar a fiscalização nas áreas da Várzea do Tietê para combater a impermeabilização do solo e evitar futuras enchentes, como as que vêm ocorrendo constantemente na grande São Paulo.

Para que os lixões não sejam reabertos, o Serra disse que serão abertos grandes fossos que impeçam os caminhões de continuarem fazendo o depósito de lixo nos locais. “O caminhoneiro irregular detido vai ter que ser investigado porque ele está recebendo dinheiro de alguém. Então temos que chegar ao final dessa cadeia criminosa, porque o crime contra o meio ambiente é grave e afeta a vida das pessoas”, afirmou.

As obras citadas serão realizadas pela secretaria do Meio Ambiente e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Licenciamento Ambiental

A Secretaria do Meio Ambiente, preocupada com a crescente impermeabilização do solo causada por obras e instalações na região da Várzea do Tietê, publicou na última quarta, 6, uma resolução que torna mais rigoroso os procedimentos de licenciamento ambiental na área do rio Tietê.

A partir de agora o licenciamento nestas áreas deverá passar pelos órgãos estaduais competentes, no caso, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Antes, as tarefas eram de responsabilidade das prefeituras municipais.

A resolução também visa aumentar o raio de proteção a Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Tietê, que passou a contar com uma área de segurança em seu entorno e que contará com uma fiscalização mais intensa.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo