Governador inspeciona obras de expansão da Linha 2-Verde

Com conclusão das obras, número de usuários diariamente deverá saltar de 420 para 835 mil

seg, 12/04/2010 - 14h51 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inspecionaram nesta segunda, 12, as obras das futuras estações Tamanduateí e Vila Prudente, e do Pátio Tamanduateí, na Linha 2-Verde.

“As pessoas que vêm do ABC vão poder fazer a conexão nessa Linha Verde-2 e fazer as interligações em toda a cidade. Essa estação da Vila Prudente também fará a ligação com todo sistema de monotrilho que vai levar à São Mateus e à Cidade Tiradentes. Você vai ter um sistema integrado e quanto mais integrado tiver, menos você vai ter acúmulo nas estações, como na Sé e Luz”, afirmou o governador.

A estação Tamanduateí, próxima parada depois de Sacomã, da Linha 2-Verde, deverá atender a cerca de 70 mil usuários por dia. A previsão é que a estação seja entregue neste semestre, concretizando nova conexão do Metrô com a Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) da CPTM, o que facilitará ainda mais o deslocamento dos usuários, principalmente do ABC, em direção as regiões da av. Paulista e de Vila Madalena. Hoje, a Linha 10-Turquesa tem conexão com o Metrô por meio da Estação da Luz.

A estação Vila Prudente, localizada na esquina da av. Prof. Inácio de Anhaia Melo com as ruas Cavour e Itamumbuca, será subterrânea, com 29 m de profundidade em relação à superfície. Quando concluída, atenderá a mais de 65 mil usuários diariamente.

“Nós viemos aqui conhecer um pouco do próprio sistema do metrô: nossas duas novas estações, que tem uma iluminação não artificial, que é um passo a diante na proposta do conceito arquitetônico do metrô. Isso nos dá um pouco da visão das próximas linhas que nós temos que projetar. Este ano, vamos trabalhar para projetar as linhas que serão feitas nos próximos dez anos”, enfatizou Goldman.

O Pátio Tamanduateí será a nova área de estacionamento e manutenção para os trens da Linha 2. Hoje, eles são levados para o Pátio Jabaquara. O novo local para reparo e “garagem” das composições da Linha Verde tem 65 mil m² de área e nove vias de estacionamento.

Com a conclusão das obras de expansão da Linha 2-Verde, o número de usuários transportados diariamente deverá saltar dos atuais 420 mil para 835 mil.

Plano de Expansão

Até o final de 2010, a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da CPTM. Contratos firmados ainda nesta gestão prevêem investimentos da ordem de R$ 23 bilhões, até 2011, no sistema metro-ferroviário. Trata-se do maior investimento já feito no setor.

O Plano de Expansão também reaqueceu a indústria ferroviária, com a compra de 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Além desses, o Plano deixará encomendados outros 45 para a CPTM que começarão a ser entregues em 2011, totalizando 152 trens.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos