Governador inspeciona escavações da Linha-4 do metrô

A demanda prevista nesta primeira etapa de operação da Linha 4 é de 704 mil passageiros/dia

ter, 29/08/2006 - 13h50 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo esteve na manhã desta terça-feira, dia 29, no túnel da Linha 4-Amarela do Metrô (Vila Sônia – Luz), sob o rio Pinheiros.

Lembo, acompanhado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e do presidente da Companhia do Metrô, Luiz Carlos David, foi inspecionar as escavações da obra. 

“O túnel do rio está praticamente pronto, faltam apenas 38 metros. É uma obra espetacular e isso é motivo de orgulho”, declarou o governador.

O secretário Jurandir Fernandes lembrou que essa é a maior obra civil brasileira em andamento. “São 27 frentes de trabalho e 3.500 homens estão diretamente trabalhando”.

O governador reconheceu que as novas tecnologias facilitam e aceleram o trabalho das obras do metrô. “O uso de técnicas mais modernas, como o shield, a escavação da forma austríaca, facilita bastante. No começo do metrô era só trincheira, portanto, muito mais complicado. É uma obra difícil, pela técnica, porém, eu creio que o campo é mais fácil de trabalhar”.

O túnel será interligado com a estação Pinheiros e acomodará as duas vias da Linha 4: uma no sentido Vila Sônia e outra no sentido do bairro da Luz. O avanço das escavações é feito com o uso de explosivos, método conhecido como detonação controlada, que também está sendo utilizado em outras frentes de escavações da linha.

Para garantir a segurança na superfície, o Metrô, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), faz, todos os dias, um monitoramento completo na área de entorno onde são realizadas as detonações.

“É notável o que a companhia do Metrô está fazendo. Acho que eles são excepcionais, têm uma experiência enorme, uma grande técnica e felizmente cumprem os cronogramas”, concluiu o governador.

Dezembro de 2008

A operação comercial da primeira etapa dessa linha, chamada de “linha da integração”, está prevista para dezembro de 2008, com uma frota de 14 trens (de 6 carros cada um).

Nessa etapa, a linha vai operar os 12,8 quilômetros de vias e as seis estações prioritárias: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, que farão integração física e tarifária com todas as linhas do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República) e ligação indireta com a Linha 5 (Capão Redondo – Largo Treze), através da Linha “C” da CPTM, na estação Pinheiros (e acesso posterior na estação Santo Amaro).

A estação Butantã terá terminal de ônibus urbano para receber as linhas intermunicipais da região Sudoeste da Metrópole, além das linhas da Cidade Universitária da USP. Já a estação Faria Lima será fundamental para a revitalização urbana da área dos largos da Batata e Pinheiros.

A demanda prevista nesta primeira etapa de operação da Linha 4 é de 704 mil passageiros/dia.

Manuela Sá