Governador inaugura sede da SP Escola de Teatro

Imóvel foi inteiramente reformado pela Secretaria da Cultura para receber as atividades

qua, 29/12/2010 - 10h18 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h)

O governador Alberto Goldman inaugurou nesta quarta, 29, a sede da São Paulo Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, situada na Praça Roosevelt, um dos mais importantes polos culturais da capital paulista. A escola está instalada em um prédio com área superior a 1,7 mil m², completamente reformado para suas atividades. A obra custou R$ 4,7 milhões.

“Com isso nós vamos revitalizar toda a região, ajudar, fazer com que pessoas passem a morar aqui, que as populações venham mais aqui. E com a mobilidade que nós estamos criando com a expansão de trens e metrôs, vai ser fácil chegar aqui de qualquer ponto da cidade de São Paulo. Nós vamos ter acesso a todos os equipamentos culturais que tem em toda essa região”, disse Goldman.

Para criar a nova sede da São Paulo Escola de Teatro, quatro lajes do antigo imóvel abandonado foram demolidas – originalmente havia 12 andares e uma cobertura. Alguns andares do edifício foram associados, dois a dois, para organizar espaços que atendessem às necessidades de áreas técnicas de cenografia (iluminação e som) e do teatro com acesso independente para o público. O espaço ainda recebeu tratamento acústico para o teatro e para as salas de ensaio.

O subsolo foi usado para fins de depósitos de materiais cenográficos, áreas de serviços, sanitário público e zeladoria. No piso térreo foi feita a área pública de acesso ao teatro, com capacidade para 96 pessoas. No andar imediatamente superior há um café, a recepção e a área de convivência, criando uma interface entre o interior da edificação e a área externa. Os três primeiros andares, alguns com pé direito duplo, foram destinados ao teatro e áreas de acesso, operacional, administrativa e pedagógica. As oficinas e salas de aula estão nos últimos pavimentos.

Planejado para oferecer conforto e qualidade à formação de profissionais especializados em artes cênicas, o espaço tem salas de aula e multimídia, teatro, auditório, espaço de exposições, biblioteca, camarins, ateliês, vestiários e áreas para ensaio. “O projeto é uma iniciativa inédita que fomenta a produção e a especialização teatral, atendendo às necessidades dos artistas aprendizes com toda a infraestrutura e suporte educacional. A escola também contribui de forma decisiva para a revitalização da região” afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Em 2010, primeiro ano letivo da SP Escola de Teatro, as aulas foram provisoriamente ministradas na Oficina Cultural Amácio Mazaroppi, no bairro do Brás. O local, construído em 1912 e tombado pelo Condephaat em 1988, foi adaptado para receber os alunos. Após a entrega do prédio oficial, realizada este mês pela Secretaria de Estado da Cultura, a escola migra para o novo imóvel. As atividades letivas de 2011 estão previstas para começar em 22 de fevereiro

A SP Escola de Teatro é um projeto do Governo de São Paulo que oferece cursos regulares, cursos de difusão cultural e um programa de bolsas.

A São Paulo Escola de Teatro
Seguindo o conceito “artistas que formam artistas”, a São Paulo Escola de Teatro oferece oito cursos regulares para atores maiores de 18 anos (com ensino médio completo), que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos na área. São oferecidas as seguintes modalidades: iluminação, técnicas de palco e cenografia e figurino, atuação, direção, dramaturgia, humor e sonoplastia. Cada curso tem dois anos de duração, e a escola oferece 200 vagas por ano.

Há também 780 vagas para cursos de Difusão Cultural que contribuem para o aprofundamento e viabilização do fazer artístico. A intenção é ir além dos oito cursos regulares, buscando trocas culturais através de intercâmbios com profissionais, cidades do interior do Estado de São Paulo e outros países. São 26 cursos, cada um com duração de 64 horas.

Secretaria da Cultura