Governador inaugura posto do Acessa São Paulo no aniversário de São Bento de Sapucaí

Também foi entregue uma sala de atendimento do Ponto.SP

qua, 16/08/2006 - 17h20 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao 174º de São Bento do Sapucaí, no Vale do Paraíba, o governador Cláudio Lembo inaugurou nesta quarta-feira (16/8), uma unidade do Acessa São Paulo e uma sala de atendimento do Ponto.SP, um serviço de atendimento digital do governo para emissão de antecedentes criminais, declaração de perda de documentos, entre outros.

A região do Vale do Paraíba conta, atualmente, com 17 unidades do Acessa São Paulo. Em breve, será inaugurada a 18º em Santo Antônio do Pinhal. Em todo o Estado, o Governo paulista já entregou 373 unidades.

Quatro monitoras foram contratadas pela prefeitura da cidade para trabalhar na nova unidade. Milena Faria, 20 anos, disse estar contente com o novo emprego. “Essa é uma grande oportunidade em minha vida”, comemorou a jovem.

O Acessa São Paulo é uma iniciativa conjunta da Imprensa Oficial e Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado, coordenada pela Casa Civil. Instituído em julho de 2000, o programa promove a inclusão digital ao disponibilizar internet à população.

Para um município ter acesso ao serviço, o governo necessita, como primeiro passo, instalar na cidade um Infocentro, que são espaços públicos com acesso gratuito e livre à rede mundial de computadores.

Existem três tipos de Infocentro: os postos públicos de acesso à internet (os chamados popais), unidades instaladas em locais públicos com grande fluxo de pessoas, como o Poupatempo, estações do metrô, trens e ônibus da EMTU; os comunitários, implantados em parceria com entidades da sociedade civil; além dos municipais, implementados em convênios com as prefeituras.

O secretário da Casa Civil, Rubens Lara, informou que serão entregues nos próximos meses mais cinco unidades do Poupatempo no Vale do Paraíba. As cidades contempladas serão: Lorena, Silveira, Queluz, Canas e Pindamonhangaba.

Ainda de acordo com Lara, a unidade inaugurada hoje em São Bento do Sapucaí é a terceira do Ponto.SP. “Estamos em fase experimental. Se tudo der certo, vamos inaugurar em outras localidades”, disse.

O Ponto.SP é uma iniciativa do programa Poupatempo, realizado em parceria com as prefeituras municipais para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Com o projeto, os moradores de São Bento do Sapucaí, passam a contar com computadores de acesso a rede, impressoras, atendentes e utilizar o serviço do portal cidadão.SP (www.cidadao.sp.gov.br). O portal concentra mais de dois mil serviços eletrônicos do governo paulista e principais serviços federais que podem ser executados pela internet, entre eles atestados de antecedentes criminais, boletins de ocorrência, e-Detran, entre outros.

Após a cerimônia, o governador, acompanhado do jurista Miguel Reale Júnior, esteve no Paço Municipal Doutor Miguel Reale, inaugurado hoje no município de São Bento do Sapucaí.

“É uma coincidência na inauguração do Acessa São Paulo encontrar Miguel Reale Júnior na cidade onde o pai dele nasceu. O jurista Miguel Reale foi meu professor muito respeitado. Era excepcional em sensibilidade e cultura. O novo Paço Municipal é símbolo efetivo da democracia”, destacou Lembo.

Leia também:

Lembo visita Hospital Regional do Vale do Paraíba

Lembo inaugura Infocentro do programa Acessa São Paulo em São José do Barreiro