Governador inaugura novo Centro de Controle Operacional da CPTM

Centro permite o gerenciamento de toda a circulação dos trens a partir de um único local

seg, 27/11/2006 - 13h02 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo inaugurou nesta segunda-feira, dia 27, as instalações do novo Centro de Controle Operacional Unificado (CCOU) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM),na Estação Brás, Zona Central da Capital.

Trata-se do centro operacional mais moderno da América Latina e inicialmente assumirá todos o tráfego das Linhas E(Luz – Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana) que juntas transportam cerca de 500 mil usuários por dia.

O novo prédio abriga em sua sala de controle de tráfego, 35 painéis retroprojetados representando as seis linhas do sistema (A/D, B/C e E/F) em uma parede oval de 60 metros de comprimento por 8m de altura.

O governador destacou que o novo centro de operações trará muito maior segurança e controle nas operações. “Esse centro é fundamental para São Paulo, pois atende os trens da Região Metropolitana que transportam passageiros e cargas, e portanto requer um grande cuidado”, disse Lembo.

Com investimento aproximado de R$ 50 milhões, a centralização do comando do tráfego dos três pares de linhas ocorrerá de maneira gradativa e sem interferências nas viagens dos 1,5 milhão de usuários transportados diariamente.

O objetivo da CPTM é aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços, ao permitir o gerenciamento de toda a circulação dos trens a partir de um único local e permitir atendimento mais rápido em caso de ocorrências no sistema, uma padronização dos procedimentos operacionais e maior entrosamento entre os setores de operação, manutenção e segurança.

O secretário dos Transportes, Jurandir Fernandes explicou que até hoje haviam três centros de controle (Presidente Altino, Luz e no Brás) e a CPTM percebeu a necessidade de modernização e centralização do sistema. “A partir de agora faremos uma operação mais inteligente, eficiente e segura. E ao mesmo tempo trazendo a modernidade, pois o sistema é totalmente eletrônico”, disse o secretário. Ele lembrou que anteriormente o sistema era de chaveamento “abre e fecha”.

Jurandir informou ainda que o local ainda abrigará o pessoal de segurança. “A obra ainda está sendo concluída e logo teremos todo o sistema de segurança que possui hoje 760 câmeras instaladas nas 88 estações da CPTM”, explicou o secretário.

Gigabit na ferrovia

Para integrar essas tecnologias, a CPTM será a primeira empresa do transporte sobre trilhos no Brasil a utilizar a rede Gigabit Ethernet para transmissão de dados e voz. Trata-se de um moderno sistema de banda larga, interligado por cabos de fibra óptica (STO), com capacidade para transferir informações de telecomunicações, sinalização, sonorização, rede informatizada e CFTV (Circuito Fechado de TV) a uma velocidade na faixa de 24 Gigabits por segundo.

Com essa tecnologia de ponta, a CPTM cria uma WAN (Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância), integrando seus diversos sistemas no novo CCO. Os cabos de fibra óptica interligarão conjuntos de equipamentos instalados no Brás, Luz, Presidente Altino, Barra Funda e demais pontos estratégicos. Uma evolução da Internet, a rede Gigabit Ethernet também permite expandir e agregar novos recursos, como a realização de videoconferências e telefonia via VoIP.

Cérebro da CPTM

Com o novo centro, também estará centralizada a comunicação via rádio das linhas, entre maquinistas e controladores de circulação de trens. Um conjunto de novos equipamentos de ponta, da série 4000, fabricados pela empresa americana Zetron, composto por consoles de teclas e de vídeo touchscreen (toque na tela) e um gabinete de controle comum, foi instalado no local.

Uma das principais características é a versatilidade de integrar os diversos sistemas de radiocomunicação das seis linhas, em freqüências de VHF e UHF, bem como outras tecnologias futuras. O projeto inicial prevê dez consoles de rádio, sendo nove de teclas e um com monitor de vídeo. A CPTM está adquirindo mais duas unidades.

Além do ar condicionado, essa sala ainda possui um sistema de detecção e extinção de incêndios, dotado de um gás especialmente desenvolvido para esse tipo de ambiente. O local também abrigará o Centro Integrado de Manutenção (CIM) e a área de restabelecimento.

Gestão de crises

No mezanino da área operacional, haverá uma sala de gerenciamento de crises, protegida por uma parede de vidro, com isolamento acústico e entrada independente para não atrapalhar os controladores. O local permite visão total do tráfego das linhas da CPTM, projetados nos painéis.

O recinto terá uma mesa para dez lugares, telefones, computadores e três telões de LCD plasma, de 42 polegadas. Dois monitores mostrarão os canais de TV e o terceiro será utilizado para a visualização de relatórios, gráficos, mapas de linhas e demais informações estratégicas. Quando não estiver ocupada, a sala de gerenciamento de crises também servirá para visitas técnicas ao CCO.

Em uma área contígua ao mezanino, futuramente ficará o novo Centro Integrado de Segurança, responsável pelo monitoramento das 83 estações comerciais da CPTM, por meio de 769 câmeras de CFTV.

Distribuídas em dois andares e um mezanino, as instalações do novo CCO são amplas e incluem áreas de apoio como copa, refeitório, vestiários, sala para descanso, sanitários masculinos, femininos e para pessoas com deficiência. Na parte frontal do piso térreo, ficará toda a administração do novo CCO (gerência, apoios e segurança).

Na ala posterior deste piso, estão alocados todos os equipamentos dos sistemas de infra-estrutura e auxiliares (ar condicionado grupo gerador diesel, entre outros) e de controle de tráfego e telecomunicação, distribuídos em salas e subdivididos em áreas por sistemas.

Carlos Prado