Governador inaugura nova sede da Polícia Militar Ambiental na capital

Lembo também fez a entrega de viaturas para o policiamento rural

ter, 03/10/2006 - 13h25 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo inaugurou na manhã desta terça-feira, 03/10, a nova sede da Polícia Militar Ambiental no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital.

A inauguração da nova sede é resultado de uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente, Agricultura, Segurança Pública e Educação. “Que bom haver essa harmonia entre as secretarias. Somente integrados é que as pessoas e as comunidades podem ser fortes. Esta é uma demonstração de que somos fortes e capazes de unir setores tão diferentes, tão ambíguos”, explicou Lembo.

As instalações de uma antiga escola passaram por reforma para ajustar as necessidades da corporação. Cerca de 60 computadores foram adquiridos, além de móveis e novos equipamentos. Ao todo, cerca de R$ 650 mil foram aplicados na sede, que tem 26 salas e uma área superior a 5 mil m².

Para o governador, o trabalho da Polícia Militar Ambiental de São Paulo foi pioneiro no mundo e ainda não era visto como fundamental. “A Polícia Militar Ambiental tem cerca de 50 anos num trabalho excepcional para São Paulo. Conseguiram preservar o meio ambiente no nosso Estado, quando no mundo pouco se falava no assunto, quando era tabu. Nesta época, a PM Ambiental começava a trabalhar e preservar a flora e a fauna de São Paulo”, destacou.

A Polícia Militar Ambiental conta com 2,2 mil homens distribuídos em quatro batalhões – São Paulo, Birigui, Guarujá, São José do Rio Preto- e 120 bases de operação na capital e interior.

Uma das linhas de atuação da Polícia Militar Ambiental é combater o tráfico de animais silvestres, prevenir o desmatamento com operações de fiscalização, preservar mananciais e atuar, ainda, na educação ambiental de adolescentes.

“A população de São Paulo adquiriu confiança de que preservar a cobertura florestal do Estado é uma maneira de, efetivamente, garantir uma melhor qualidade de vida”, disse o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg.

Novas viaturas

Durante inauguração da sede do comando da PM Ambiental, o governador Cláudio Lembo também entregou viaturas para o patrulhamento rural.

  Foram adquiridos 66 veículos, ao custo de R$ 31.600,00, cada. Eles serão distribuídos para os quatro batalhões da Polícia Ambiental do Estado.

A aquisição dos veículos aconteceu por meio de uma ação de parceria das secretarias de Segurança Pública e Agricultura, através de um termo de cooperação. “É uma ação de entrosamento do Governo voltado para o bem público, para o bem comum e para o atendimento das demandas da sociedade em geral”, explicou o secretário da Agricultura, Alberto José Macedo Filho.

Entre os presentes no evento, estavam o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro, a secretária chefe da Casa Militar, Cel. Fátima Ramos, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Eliseu Éclair e o comandante da sede da PM Ambiental, José Guerra Júnior.

Manuela Sá