Governador inaugura Cidade Mirim no Detran

Espaço tem capacidade para receber 500 crianças de 4 a 11 anos por dia onde aprendem um pouco sobre as leis de trânsito

seg, 18/09/2006 - 14h55 | Do Portal do Governo

Corridas, freadas, apitos. Assim foi a manhã de uma turma de estudantes da 2ª série da Emefi César Pasquale que recebeu treinamento nas leis do trânsito na Cidade Mirim inaugurada pelo governador Cláudio Lembo nesta segunda-feira, dia 18.

No novo espaço, projetado para formar os futuros motoristas de São Paulo, está uma pista de 90 metros de comprimento, com quatro faróis, placas de sinalização e faixas de pedestre. O circuito conta ainda com 24 carrinhos elétricos, 30 triciclos e 60 bicicletas.

A Cidade Mirim está instalada no estacionamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em uma área de mil metros quadrados, e tem capacidade para receber 500 crianças de 4 a 11 anos por dia. “É muito importante educar as crianças para que elas não pratiquem os mesmos equívocos que nós adultos cometemos no trânsito”, disse Lembo, que aproveitou para tirar sua Carteira de Habilitação mirim.

O governador aproveitou a ocasião para cobrar ainda mais atenção ao problema do álcool no trânsito. “Temos que reeducar os motoristas, particularmente aqueles que dirigem embriagados”, afirmou. O novo programa educacional ensina os futuros motoristas e também dá a eles a tarefa de fiscalizar aqueles que já dirigem, como os pais.

Amanda de Santana Rodrigues já avisou que agora vai prestar mais atenção ao que os adultos fazem ao volante. Ela dirigiu triciclo, carro, bicicleta, mas sua preferida foi a moto elétrica.

Antes de começar a dirigir, as crianças recebem orientações e respondem a um questionário para tirar a Carteira de Habilitação mirim em um dos 24 computadores instalados, com monitores capacitados. Como fez Bruno Roberto, que achou muito fácil o que aprendeu sobre trânsito e vai ajudar seus pais a partir de hoje.