Governador inaugura Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Botucatu

A nova unidade tem capacidade para abrigar 56 adolescentes, sendo 40 em regime de internação e 16 de internação provisória

seg, 13/11/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo inaugurou nesta segunda-feira, dia 13, o Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (C.A.S.A) no município de Botucatu. Lembo também autorizou a construção de uma rotatória na entrada oeste da cidade, estimada em R$ 400 mil.

Cláudio Lembo informou que, na tarde desta segunda-feira, vai encaminhar um projeto de lei à Assembléia Legislativa onde altera o nome Febem para Casa. “A Febem ficou marcada como uma coisa amarga no Estado de São Paulo”.

Essa é a décima segunda unidade entregue no novo conceito de atendimento aos jovens em privação de liberdade. Lembo disse que serão entregues 26 unidades. “Não se pode reunir milhares de menores em uma só área. As unidades têm de ser pequenas, como essa de Botucatu”. A nova unidade tem capacidade para abrigar 56 adolescentes em conflito com a lei, sendo 40 em regime de internação e 16 de internação provisória. Serão atendidos adolescentes vindos da própria cidade ou de municípios vizinhos.

Nesse novo modelo, o Estado é responsável pela direção, segurança e supervisão da unidade, enquanto uma ONG local terá a tarefa de cuidar do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos internos. A ong responsável pelo trabalho pedagógico desenvolvido no local será o Centro Regional e Atenção aos Maus tratos na Infância (Crami). Fundado em janeiro de 1988, o Centro está envolvido em projetos sociais a jovens vitimas de maus tratos. Hoje, a entidade mantém oficinas e cursos profissionalizantes na cidade, onde adolescentes que cumprem medida de liberdade assistida são atendidos diariamente.

A unidade do Casa em Botucatu será destinada a adolescentes primários na faixa etária de 12 a 21 anos incompletos do sexo masculino, que já estão internados nas unidades da capital. O local também receberá jovens eventualmente encaminhados pelas autoridades policiais da cidade e da micro-região. Atualmente, 105 da cidade de Botucatu encontram-se cumprindo algum tipo de medida sócio-educativa nas unidades da Febem, desses, 24 estão em regime de internação e 81 em regime de liberdade assistida.

O governador destacou a atuação das Organizações não governamentais: “As Ongs ultimamente estão sendo analisadas de forma muito plena pelos meios de comunicação. Muitas delas trabalham em grande solidariedade com a sociedade. Tenho certeza que o Crami vai ser muito importante na fiscalização dessa unidade”. Para a presidente da Febem, Berenice Gianella, as unidades são uma conquista. “Esse é um grande sonho de termos no Estado de São Paulo unidades pequenas para que os adolescentes possam ser tratados próximos a sua família e sua comunidade”.

  Modelo

A unidade do C.A.S.A é composta por três pisos; o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes; o segundo piso conta com dez dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes; e o terceiro pavimento com a quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol.

Após o evento, o governador recebeu uma comissão de médicos residentes da Unesp, em greve por melhores condições de trabalho e salários. Eles entregaram uma carta com pedidos para o governador para que interceda junto ao governo federal. Lembo tranqüilizou os médicos e informou que irá levar o problema ao governo federal e ao secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Macedo Júnior