Governador inaugura a 400ª unidade do Acessa São Paulo

Posto de acesso à internet foi implantado em antiga carceragem de Distrito Policial na Zona Leste

qua, 27/12/2006 - 17h57 | Do Portal do Governo

São Paulo atingiu a marca de 400 unidades do Acessa São Paulo, programa do Governo do Estado que leva os recursos da informática e da internet à população de baixa renda, com a inauguração de mais um posto na tarde desta quarta-feira (27/12), no bairro de Sapopemba, Zona Leste da Capital, em cerimônia que contou com a presença do governador Cláudio Lembo.

O prédio da unidade inaugurada abrigava uma antiga carceragem do 70º Distrito Policial. Após a reforma recebeu computadores e vai permitir a inclusão digital dos moradores de cinco bairros da região. O posto – o primeiro a funcionar no interior de uma delegacia – terá capacidade de atender uma média de 3,2 mil pessoas por mês.

O Governo de São Paulo, por intermédio de uma iniciativa conjunta da Imprensa Oficial, Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado, da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria da Casa Civil, investiu mais de R$ 87 mil entre a reforma do prédio, compra de equipamentos e a mobília do espaço.

Durante discurso, o governador Cláudio Lembo destacou o contra-senso que representa inaugurar o posto num local que no passado acolhia detentos. “É um momento de paradoxo: onde havia a prisão teremos total liberdade com a internet em mais um Acessa São Paulo. Acredito que o programa integra efetivamente a cidadania. Não há democracia sem liberdade e estamos dando um exemplo que é possível transformar área de repressão em área de liberdade”, comentou Lembo.

Ele disse também que nas suas visitas pelo Interior tem encontrado filas nos postos do Acessa São Paulo de pessoas que utilizam o local para ler jornais através da internet. “Isso dá uma dimensão da importância deste programa”, completou.

Em todo Estado, os Infocentros do Acessa São Paulo atenderam até novembro, mais de 20 milhões de internautas. Os números revelam também que 940 mil usuários foram cadastrados pelo programa e cerca de R$ 34 milhões foram destinados pelo Governo paulista desde sua implantação há seis anos.

O secretário da Casa Civil, Rubens Lara, informou que 344 municípios já possuem os Infocentros. “Fomos autorizados recentemente a firmar convênio com mais 53 cidades”, esclareceu Lara.

Já o presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, lembrou que há pouco mais de um ano, São Paulo contava com 140 postos do Acessa São Paulo. “Atingimos o número de 400 postos em todo Estado, que atendem muitos jovens. Eles buscam fazer inscrições em concursos e a oportunidade de emprego no mercado de trabalho”, observou Alquéres.

O programa Acessa São Paulo tem como objetivo levar os recursos da informática e da internet à população de baixa renda, estimulando o desenvolvimento humano e social das comunidades e o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação.

Entre os serviços disponibilizados no posto estão a elaboração de currículos, busca por vaga de empregos, a realização de pesquisas escolares, cursos à distância e o envio e recebimento de e-mails.

De acordo com o representante da ONG Associação Restauração, William Conceição, cursos básicos de informática serão disponibilizados aos moradores dos bairros próximos ao posto. Ao todo, oito monitores irão orientar a população.

Após a cerimônia de inauguração, o governador Cláudio Lembo plantou uma muda de jabuticaba ao lado do Distrito Policial.

Serviço

O posto inaugurado em Sapopemba está localizado na rua Otávio Alves Dundas, 390 e funcionará das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira.

Cleber Mata