Governador inaugura 50ª AMA

A nova AMA conta com cinco consultórios e um conjunto de salas onde os pacientes podem ficar em observação, receber atendimento de emergência, medicaç

sáb, 23/06/2007 - 15h45 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou na manhã deste sábado, 23, a qüinquagésima unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA). Desta vez foram os moradores da zona leste da Capital paulista que foram contemplados com a parceria firmada entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde. Com a nova AMA Sítio da Casa Pintada, serão atendidos cerca de 350 pacientes por dia – todos sem a necessidade de agendamento prévio.

Antes de descerrar a placa inaugural, o governador tratou de comunicar uma notícia ainda mais importante para a população. “Todas as AMAs vão ser 24 horas. Isso é uma maravilha!”, disse Serra durante discurso, surpreendendo a platéia. A mudança no horário de trabalho terá efeito imediato, ampliando significativamente o número de atendimentos. “A AMA cumpre uma função fundamental, que é a de aliviar os pronto-socorros e os hospitais. Porque ela tem capacidade de atendimento de emergência. Não é o atendimento complexo, mas isso alivia muito”, enfatizou Serra.

Discursando antes do governador, o prefeito Gilberto Kassab procurou ressaltar como foi bem recebida a iniciativa que Serra tomou há poucos anos. “Não tenho dúvida de falar que, de longe, a melhor coisa que José Serra fez quando foi prefeito de São Paulo foi a criação das AMAs”, afirmou Kassab. Na ocasião, o chefe do executivo da Capital aproveitou para agradecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde. “Sem o Barradas (secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata), dificilmente as coisas teriam caminhado como estão caminhando”, completou o prefeito.

“Este governo se mostra sensível à questão e a situação da saúde. O governador e o prefeito têm trabalho intensamente para que a saúde da nossa região melhore e para que nós possamos oferecer para a população maior acesso e acesso com qualidade”, ressaltou a diretora-presidente do Hospital Santa Marcelina, a irmã Rosane Ghedin, da Congregação das Irmãs Marcelinas. Ao saudá-la, o governador brincou: “estas são nossas parceiras preferidas”.

Sítio da Casa Pintada

O governo do Estado gasta R$ 3 milhões na manutenção das AMAs. Na unidade Sítio da Casa Pintada, o governo investiu quase R$ 700 mil. Lá, moradores de cinco bairros serão beneficiados: Sítio da Casa Pintada, Vila Progresso, Cidade Nova São Miguel, Vila Jacuí e Jardim das Camélias. A equipe que compõe o quadro de profissionais da nova AMA é formada por 18 clínicos gerais, 12 pediatras, três enfermeiros e 12 auxiliares de enfermagem, além de apoio administrativo.

A unidade tem capacidade para atender 350 pessoas por dia. Os pacientes serão, em sua maioria, crianças e adultos com problemas de saúde de menor gravidade – casos mais sérios serão encaminhados para um hospital, que dispõe de mais recursos. A nova AMA conta com cinco consultórios e um conjunto de salas onde os pacientes podem ficar em observação, receber atendimento de emergência, medicação, inalação e realizar exames e demais procedimentos.

Manoel Schlindwein