Governador Geraldo Alckmin visita a Nova Luz

Com a Operação Centro Legal, mais de 800 dependentes químicos que viviam na região foram internados

qua, 01/08/2012 - 17h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin fez uma visita à região da Nova Luz e caminhou pelas ruas Helvétia e Dino Bueno, na manhã desta quarta-feira, 1. O local é o foco da Operação Centro Legal, trabalho voltado à segurança e saúde pública realizado pelo governo do Estado. Na ocasião, Alckmin conversou com policiais e agentes de saúde. “Nós tínhamos uma região da cidade, a Nova Luz, que tinha perto de 800 pessoas dormindo nas ruas. Ali naquela região, não passava nem ônibus. O que o governo fez foi prender quem traficava drogas. Foram presas mais de 400 pessoas, vários laboratórios de crack foram estourados. O governo também tem o dever de oferecer aos dependentes químicos o devido tratamento”, afirmou o governador.

Com a Operação Centro Legal, o governo do Estado realizou até o dia 30 de julho 860 internações voluntárias e encaminhou mais de 7.700 pessoas para serviços de saúde. Os agentes de saúde realizam em média 639 abordagens por dia, o que totaliza 56.480 abordagens. Durante a operação, a polícia prendeu 460 pessoas em flagrante e já apreendeu 5.300 quilos de crack, 17.121 de cocaína e 43.888 de maconha.  

O governador ainda ressaltou que este deve ser um trabalho contínuo. “É um problema que não se resolve em 24 horas, mas podemos melhorar, diminuir o número de dependentes químicos e combater fortemente o tráfico de drogas. Tem pessoas nas ruas que são dependentes químicos, mas nós não podemos fazer internação compulsória. Internamos mais de 800 pessoas voluntariamente, isso é uma coisa maravilhosa e esse trabalho não vai parar, nós não vamos desistir”, concluiu Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado