Governador Geraldo Alckmin sorteia 383 moradias em Franca

Alckmin também autorizou a instalação de um Infocentro no município

sex, 15/06/2001 - 18h25 | Do Portal do Governo

Governador também autorizou a instalação
de um Infocentro no município

O governador Geraldo Alckmin foi recebido por mais de dez mil pessoas no município de Franca, interior do Estado, na tarde desta sexta-feira, dia 15, onde sorteou 383 moradias populares e entregou uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros. Os imóveis foram construídos pelo Programa Empreitada Global, em que os empreendimentos são viabilizados por meio de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura.

Alckmin elogiou o sucesso do Programa de Moradias Populares em Franca, pelo número de inscritos, que chegou a quase seis mil pessoas. “Estamos estudando com a Prefeitura a possibilidade de fazer mais moradias, desde que o prefeito consiga o terreno”. Do total de moradias, 5% serão destinados à famílias com portadores de deficiências e outros 5% aos idosos, atendendo a dois programas especiais criados na administração Mário Covas. “Este é o único programa no Brasil em que os idosos e as pessoas que ganham o salário mínimo podem realizar o sonho da casa própria”, destacou Alckmin.

Os primeiros sorteados foram Maria Aparecida da Silva de 54 anos, desempregada, e o marido, Joaquim Belisário Paulo, que trabalha como servente para a Prefeitura. O casal morava nos fundos de uma casa e, muito emocionados, agradeceram a oportunidade.

O conjunto de Franca está localizado na avenida Jaime Tellini, no Jardim Paraty. São 256 apartamentos com 45,45m² e 127 sobrados com 48,43m2. Todos os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Este é o nono empreendimento que a CDHU constrói na cidade, onde já foram comercializadas 3.774 unidades. Desde 1995 já foram entregues 74.308 moradias pelo Programa Empreitada Global e mais 18.045 estão em andamento.

Em todo o Estado outros programas de moradia estão em andamento, como Empreitada Global, Empreitada Integral, Habiteto, Mutirão e Cortiços. No total, o Governo do Estado entregou 138.549 unidades habitacionais de 1995 até hoje, recorde histórico no número de moradias comercializadas no país.

A unidade de resgate entregue pelo governo à cidade é tripulada por três bombeiros treinados e habilitados no curso de resgate e emergências médicas e será incorporada a uma frota que já conta com 250 unidades, sendo 81 na Capital, 34 na Região Metropolitana de São Paulo e 135 no Interior. Essas unidades realizaram 59.271 atendimentos durante o ano 2000. O prefeito Gilmar Dominici agradeceu a entrega da unidade e disse que, com certeza, serão salvas muitas vidas com a sua utilização.

Durante o evento, Alckmin autorizou a construção de um posto do Infocentro – centro comunitário de acesso e produção de informações, que faz parte do Programa Acessa São Paulo, lançado no ano 2000. O projeto visa proporcionar capacitação, conhecimento e informação às comunidades de baixa renda por meio de cursos gratuitos de informática, acesso a consultas gerais na Internet e aos serviços do Governo do Estado, criação de sites locais, jornais comunitários e desenvolvimento de atividades culturais.

Foram entregues também 601 quilos de remédio pelo programa ‘Dose Certa’, completando quase 3,5 toneladas de remédios entregues hoje nas regiões de Franca e Ribeirão Preto. Os medicamentos são fabricados pela Fundação do Remédio Popular – Furp. A Fundação foi criada para pesquisar, desenvolver, fabricar e distribuir produtos de interesse da saúde pública, melhorando a qualidade de vida da população. Em 1995 a Furp dobrou a produção de unidades, subindo para 708 milhões de unidades, representando um aumento de 98,31%, tendo alcançado em 2000, a marca de 1.813.152.279 unidades. A expectativa é que esse número chegue a 2,4 bilhões.

Gláucia Basile / Takao Miyagui