Governador Geraldo Alckmin presta homenagem aos heróis da Polícia de São Paulo

Solenidade foi realizada no Museu do Ipiranga

sáb, 21/04/2001 - 12h23 | Do Portal do Governo


Mais de 130 policiais foram condecorados na manhã deste sábado, dia 21, na solenidade em homenagem ao Herói Policial, realizada no Museu do Ipiranga. O governador Geraldo Alckmin entregou 124 medalhas do mérito ‘Cruz de Sangue’ para policiais militares e 12 certificados para policiais civis que foram vítimas de ferimentos ou morreram durante o exercício de suas funções.

Foram entregues 12 certificados para policiais civis; 14 medalhas de ouro em homenagem aos policiais militares que morreram durante o trabalho; 4 de prata para os que sofreram seqüelas permanentes e 106 de bronze para os que ficaram temporariamente afastados de suas funções, em razão de ferimentos. ‘Os policiais são homens capazes de entregar até a vida em prol de algo maior, para o bem da comunidade’, lembrou o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi. Ele reafirmou que é preciso que todos juntos: o Poder Público, a Polícia e a sociedade ataquem as razões da violência.

O Estado de São Paulo tem atualmente 117.040 policiais. Na cerimônia, o governador lembrou os investimentos do Estado na área da Segurança Pública. “Para garantir melhores condições de trabalho aos policiais, o Governo do Estado investiu, nos últimos seis anos, cerca de R$ 400 milhões em equipamentos armas, viaturas, helicópteros e informatização da Polícia”. Segundo Alckmin, em 1995, a Polícia tinha menos de mil coletes à prova de balas. “Hoje tem 37 mil e até o ano que vem chegará a 80 mil”, afirmou

Ele ressaltou que a Polícia de São Paulo é a melhor do País e essa eficiência pode ser verificada pelos números. No início do Governo Covas, a população carcerária era de 55 mil presos. Em seis anos este número saltou para 95 mil. Mas o governador reconhece que aumentar o número de presos não é motivo de orgulho. “Entretanto isso é necessário, porque uma das causas do crescimento da criminalidade é a impunidade e a Polícia tem que agir. Nós temos que provar que o crime não compensa”, explicou.

Alckmin disse ainda que há um esforço para a maior qualificação da Polícia. “Atualmente, para se ingressar na Academia do Barro Branco da Polícia Militar, é preciso prestar vestibular. É Fuvest como para Medicina, Engenharia e Direito. É uma das mais disputadas. Então, você vai tendo cada vez mais uma Polícia de elite”, afirmou.

O governador deu início à cerimônia de hoje passando em revista a tropa. Em seguida, foi lida uma homenagem, ressaltando que o ‘Herói Policial’ está sempre colocando sua própria vida em risco em prol da sociedade. Houve um minuto de silêncio contra a violência e pelos policiais que morreram no exercício de suas funções, além de uma oração. A solenidade foi encerrada após a entrega das medalhas e certificados e o desfile da tropa.

Também participaram do evento o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Rui César Melo; o delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo; e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Walter Feldman.