Governador Geraldo Alckmin lança Jardim Metropolitano

Jardim ficará na entrada da capital, para quem chega ou sai da rod. Ayrton Senna, às margens do Rio Tietê

sáb, 27/08/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou neste sábado, 27, a licitação para implantação do projeto do “Jardim Metropolitano”, na área do PET (Parque Ecológico do Tietê). O projeto paisagístico é de Ruy Ohtake e integra o Projeto Parque Várzeas do Tietê encabeçado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que também administra o PET.

“Publicaremos o edital já na próxima semana, teremos 60 dias para o processo licitatório e começaremos em seguida uma grande obra, que é o Jardim Metropolitano”, afirmou o governador.

O Jardim Metropolitano está desenhado para uma área de 350 mil m² na entrada da capital, para quem chega ou sai da rodovia Ayrton Senna, às margens do Rio Tietê. O objetivo do jardim é destacar a beleza natural da região e promover o desenvolvimento ambiental sustentável, recuperando espaços degradados pelo crescimento urbano desordenado. Prevê o plantio de 1.000 árvores e 217.526 mudas de espécies da flora da Mata Atlântica, incluindo árvores conhecidas como macaúba, chuva de outro, angico branco, paineira-rosa, mulungu, além de arbustos como araribá-rosa, rabo-de-macaco, moréia, pingo de ouro, e lírio de várias cores, entre outras plantas.

“Nós teremos 15 quilômetros de jardim, com 50 metros de largura em cada margem da pista da Ayrton Senna. Serão 350 mil m², recompondo a flora da região, da Mata Atlântica, típica das várzeas do Tietê.”, destacou Alckmin.

Por meio de uma parceria da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o DAEE ficará responsável pelo financiamento e execução da obra, já que toda a área compreende o Parque Várzeas do Tietê.

O investimento será de R$ 16,7 milhões e tem como principal objetivo a sustentabilidade, conservação e preservação ambiental desta área, ao mesmo tempo em que vai auxiliar a recuperar e preservar a várzea natural do rio Tietê.

Serviço

O funcionamento do Parque Ecológico do Tietê é das 8h às 17h. O núcleo fica a 19 quilômetros do centro de São Paulo e está localizado na Avenida Doutor Assis Ribeiro, altura do número 3.000, no bairro Cangaíba, na zona leste da Capital.

Do DAEE