Governador Geraldo Alckmin inaugura 50ª unidade do Qualis

Unidade iniciou as atividades participando da Campanha Nacional de Vacinação

sáb, 09/06/2001 - 12h30 | Do Portal do Governo


Unidade iniciou as atividades participando da Campanha Nacional de Vacinação

A 50ª unidade do Qualis foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 9, pelo governador Geraldo Alckmin, na Zona Oeste da Capital. Com três equipes de saúde, a unidade vai atender 11 mil pessoas. Cada equipe compreende um médico, um enfermeiro, seis auxiliares de enfermagem e 15 agentes comunitários de saúde. A principal característica do Qualis (Programa Médico de Família) é a atuação dos agentes comunitários de saúde que aproximam os médicos da comunidade.

“Vocês estão recebendo o melhor serviço de saúde do Estado, porque ele vai evitar que as pessoas fiquem doentes. É um trabalho preventivo, que cuida desde crianças e saúde da mulher até a 3ª Idade”, destacou o governador. Ele lembrou que o posto é abastecido com remédios produzidos pela Fundação do Remédio Popular (Furp) e elogiou a iniciativa da unidade em começar as atividades participando da Campanha Nacional de Multivacinação. No local, devem ser vacinadas aproximadamente 900 crianças.

Cleusa Ramos, presidente da Associação dos Trabalhadores Sem-Terra de São Paulo, disse que esse Qualis é a maior conquista do condomínio. “Os hospitais mais próximos daqui estão a 18 quilômetros e para chegarmos lá temos que pegar dois ônibus”. O residencial Morada do Sol foi construído pelos moradores que, reunidos em mutirão e gerenciados pela Associação, levantaram uma escola e realizaram as obras do Qualis. Alckmin elogiou o trabalho da Associação e, principalmente, sua organização.

Lançado pelo Governo do Estado em 1996, o Qualis tem o objetivo de dotar as regiões mais carentes da Capital de assistência médica voltada à prevenção e não somente à cura de doenças. O Programa resgata o ‘médico de família’, com as equipes percorrendo o bairro e visitando as pessoas em suas casas. Com o Qualis entregue hoje, já são 49 unidades com 850 equipes no Estado.

O Qualis já chegou a mais de 230 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo. Em parceria com a Fundação Zerbini, deverá ser ampliado e atender a dois milhões de pessoas da Região Metropolitana. Nesse trabalho, estão envolvidos 3.078 agentes comunitários de saúde. A meta é que 877 equipes estejam trabalhando até o final de 2002.

O Programa de Saúde da Família também trabalha em defesa do parto natural (normal) e humanizado e mantém a Casa de Parto Humanizado, em Vila Iguaçu, que, desde 1998, já realizou mais de 400 partos normais. Para viabilizar a implantação do Qualis, a Secretaria da Saúde também capacita e especializa profissionais, mediante o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Este trabalho vem sendo feito pelas faculdades de Medicina, Enfermagem e Saúde Pública do Estado, localizadas nos cinco pólos regionais, organizados pela Secretaria em parceria com as prefeituras.

Homenagem

Alckmin foi recebido com calorosos aplausos e ganhou uma homenagem dos alunos da Escola Sol Nascente. Além disso foi colocada uma faixa no local do evento com os dizeres: “Mário Covas nos deixou muitas heranças, a maior delas é Geraldo Alckmin.”

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin, também esteve presente à inauguração. Ainda hoje, o governador entrega 200 moradias na Zona Leste da Capital e inaugura duas escolas em Francisco Morato.

Gláucia Basile / Takao Miyagui