Governador Geraldo Alckmin fala sobre as inscrições para o Vestibulinho das Etecs e Vestibular das Fatecs

Jovens podem se inscrever pelos sites das instituições para o processo seletivo do segundo semestre de 2014

seg, 05/05/2014 - 13h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin falou na última edição do programa “Conversa com o Governador” sobre a formação profissional dos jovens paulistas. Com destaques para o Vestibulinho das Etecs e o Vestibular das Fatecs, Alckmin lembrou que “serão oferecidos 71 cursos gratuitos de graduação tecnológica em 63 Fatecs espalhadas por todo o Estado. São 14.605 vagas, das quais 1.120 oferecidas na modalidade à distância, uma novidade deste processo seletivo.”

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Alckmin também explicou como os interessados devem fazer para se inscrever nos processos seletivos: “o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. As inscrições são feitas pelo site www.vestibularfatec.com.br, até as três horas da tarde do dia 14 de maio. O valor da inscrição é R$70,00.” O aluno também encontra no site as cidades credenciadas, os cursos oferecidos, o número de vagas disponíveis e os horários.

Quanto ao Vestibulinho da Etec, o governador lembrou que ainda dá tempo de se inscrever. “As inscrições podem ser feitas até as 15h de quarta-feira, dia 7, pelo site. São 57.207 vagas para o Ensino Técnico. O exame será no dia 8 de junho”, disse.

Alckmin acrescentou que neste ano, serão 465 vagas para sete cursos de especialização técnica de nível médio. “Uma novidade que permite aprofundar conhecimentos específicos de quem já tem um curso técnico naquela área”, disse.

Uma pesquisa do Centro Paula Souza indica que nove em cada 10 formados pelas Fatecs e quatro em cada cinco formados pelas Etecs estão empregados um ano depois de concluído o curso. “Quando um jovem vai procurar emprego, sempre é cobrado em termos de experiência profissional”, disse Alckmin.

O governador ainda ressaltou que os cursos das Etecs e das Fatecs são elaborados a partir das necessidades do mercado de trabalho por professores capacitados e com a participação de representantes do setor produtivo. “Profissionais de Recursos Humanos das empresas de vários ramos ficam de olho, dão valor para os alunos que fazem os cursos profissionalizantes nas nossas Etecs e Fatecs.”

Do Portal do Governo do Estado