Governador explica medidas para o Sistema Cantareira

Represas são monitoradas durante temporada de chuvas

sex, 15/01/2010 - 11h38 | Do Portal do Governo

O governador José Serra explicou na última quinta-feira, 14, os esforços do Governo de São Paulo no monitoramento do Sistema Cantareira, articulando ações de prevenção contra enchentes, já que o sistema atingiu níveis elevados em sua capacidade total de armazenamento.

“A represa enchendo, você não pode segurar a água além do que ela comporta porque arriscaria ter um fraturamento. Então, vai se trabalhar sempre com nível de segurança, retendo o máximo de água possível e fazendo vazamento na menor proporção possível, mas sempre assegurando a segurança da construção da barragem”, disse o governador.

De acordo com o governador, o acompanhamento do Sistema Cantareira foi intensificado. “Trata-se de fazer prevenção, não há motivo para pânico. Se a prevenção for bem feita, minimiza-se incrivelmente qualquer espécie de tragédia”, assegurou o governador.

Na última sexta-feira, 8, o governador José Serra se encontrou em Bragança Paulista com prefeitos da região para discutir medidas preventivas para evitar problemas relacionados ao excesso de chuvas na região nesse período do ano.

Ações da Sabesp no Sistema Cantareira

O Sistema Cantereira é composto pelas represas Jaguari/Jacareí, Paiva Castro, Atibainha e Cachoeira, sendo que as duas últimas estão acima do nível de segurança. Para evitar as enchentes, a Sabesp vem realizando o descarregamento das represas Atibainha e Cachoeira, colaborando com a contenção das águas do rio Atibaia, conforme determinado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A ação da Sabesp tem como objetivo garantir a segurança da operação das represas de Piracaia e Nazaré Paulista, formadoras do rio Atibaia. As operações são realizadas com cuidadoso monitoramento diário, tanto das vazões de água, como das condições das populações ribeirinhas e jusante das barragens. Busca-se o equilíbrio entre o objetivo de manter a segurança das barragens e evitar inundações. Todas as operações são informadas à Defesa Civil, que repassa as informações aos municípios.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo