Governador estabelece parceria com Sesc para ampliar oferta de cultura nas escolas

Iniciativa permite que alunos da rede pública e estadual tenham acesso gratuito a espetáculos de teatro, dança e cinema

ter, 05/01/2010 - 10h46 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h55)

O governador José Serra assinou nesta terça-feira, 5, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Sesc São Paulo para ampliar a participação da instituição no Programa Cultura é Currículo. Em 2010, todas as unidades Sesc do interior, além das unidades da capital e Grande São Paulo, receberão visitas monitoradas de alunos da rede estadual de ensino.

“Nós temos 32 unidades do Sesc de Cultura no Estado de São Paulo, em todo o interior e na região da capital, que trabalham muito bem. São espaços culturais incríveis e temos um programa na área educacional, que é o maior do Brasil, o Cultura é Currículo, que leva as crianças para participar de atividades culturais fora do âmbito do Governo, fora do âmbito da Secretaria, da própria escola”, disse o governador. “O Governo do Estado leva as crianças e a merenda e o Sesc abre gratuitamente, põe orientador para cada 20 crianças e desenvolve atividades com elas em todo o Estado”, continuou Serra.

A iniciativa vai possibilitar que os estudantes (Ensinos Fundamental e Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos) tenham acesso gratuito a espetáculos de teatro e dança na capital e interior. O transporte e a alimentação dos alunos serão oferecidos pela Secretaria.

Em 2009, também dentro do Programa Cultura é Currículo, mais de 100 mil alunos da rede estadual visitaram exposições e assistiram a espetáculos de teatro promovidos nas unidades do Sesc São Paulo, na capital e no interior.

Sobre o Programa Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo é o maior programa brasileiro de cultura para estudantes, inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O Programa é dividido em três segmentos: Escola Sai da Escola, com visitas a museus; Escola em Cena, que leva alunos para teatros; e Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades.

No ano passado, a Secretaria investiu cerca R$ 8,4 milhões no Cultura é Currículo, que levou um público estimado em 330 mil pessoas, entre alunos e educadores, a diversas atividades culturais na Capital, Grande São Paulo e interior do Estado.

Conheça as unidades do Sesc pelo Estado

Na Grande São Paulo
Avenida Paulista
Carmo
CineSesc
Consolação
Interlagos
Ipiranga
Itaquera
Odontologia
Osasco
Pinheiros
Pompeia
Santana
Santo Amaro
Santo André
São Caetano
Vila Mariana

Interior
Araraquara
Bauru
Bertioga 
Birigui e Sesc Pólo Avançado de Araçatuba
Campinas 
Catanduva
Piracicaba
Presidente Prudente 
Ribeirão Preto
Rio Preto 
Santos
São Carlos 
São José dos Campos
Sorocaba 
Taubaté

Da Secretaria da Educação