Governador entrega unidade do CASA em Rio Claro

A inauguração aconteceu na manhã de sábado, dia 30

dom, 01/10/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo inaugurou na manhã deste sábado, dia 30, mais um Centro de Atendimento Sócio-educativo ao Adolescente (CASA), desta vez, na cidade de Rio Claro.  A unidade, chamada de ‘Casa Escola’, vai abrigar 56 adolescentes, sendo 40 em regime de internação e 16 em internação provisória do município e região.

Lembo disse estar muito feliz em entregar mais uma unidade do CASA no estado. “É casa porque é lar. E do lar é aquilo que recebe, recolhe e recompõe esses jovens para a vida futura”, destacou o governador. Ele fez ainda elogios à presidente da Febem, Berenice Giannella. “Eu a fiz um desafio imenso, que era tomar uma Febem esgarçada, destruída moralmente e fazer essas unidades de cinqüenta, sessenta menores. É uma coisa excepcional”, falou  o governador.

Atividades esportivas e culturais, além de cursos profissionalizantes serão oferecidos aos internos. A unidade será gerenciada em parceria com a União de Amigos do Menor (Udam), fundada em 1964.

O prédio manterá um quadro de 33 funcionários contratados pela entidade e 36 funcionários da Fundação.  Atualmente 81 jovens de Rio Claro cumprem alguma medida sócio-educativa nas unidades da Fundação espalhadas pelo estado. Da região, composta por 90 municípios, são 2.841 adolescentes na mesma situação.

O governador lembrou do custo elevado que é para o estado a construção dessas unidades. “Mas se nós não formos capazes de recuperar e restaurar a reconfiança desses menores, para quê a existência do Estado?”, questionou Lembo.

A presidente da Febem, Berenice Giannella, destacou o esforço realizado pelo governo paulista para construir unidades no interior, caminhando num processo de descentralização que foi começado há cinco anos.

“Agora estamos construindo unidades pequenas para 56 jovens. O CASA de Rio Claro é a nona unidade inaugurada no interior e, com isso, estamos conseguindo desativar o complexo Tatuapé, onde 80% dos jovens vinham do interior. Estamos, portanto, possibilitando que esses jovens tenham contato mais próximo com suas famílias”, reforçou Berenice.

Entre os presentes na inauguração, estavam a secretária da Justiça e Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, além de representantes do Legislativo, Judiciário, Ministério Público e empresários da região.

CASA

O Governo de São Paulo já inaugurou oito unidades do CASA: duas unidades em Campinas, uma em Itapetininga, duas em Ferraz de Vasconcelos, uma em Mauá, uma em Piracicaba e mais uma em Taquaritinga.

A unidade do CASA é composta por três pisos, sendo o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes.

O segundo piso conta com dez dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes; e o terceiro pavimento com a quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol.

O Centro de Atendimento Sócio-educativo ao Adolescente será administrado em gestão compartilhada. O Estado fica responsável pela direção, segurança e supervisão da unidade, enquanto uma ONG local terá a tarefa de cuidar do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos internos.