Governador entrega primeira estação de tratamento de esgoto de Paulínia

Evento aconteceu nesta quarta-feira, 13, no interior do Estado

qua, 13/06/2007 - 18h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 17h59)

Os moradores de Paulínia, município da região metropolitana de Campinas, ganharam nesta quarta-feira, 13, a primeira estação de tratamento de esgoto (ETE) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A cerimônia contou com a presença do governador José Serra, do prefeito Edson Moura e da Secretária Estadual de Saneamento e Energia Dilma Seli Pena.

“Com esta obra o índice de tratamento de esgoto chega a 100%. Trata-se, portanto, de um avanço muito grande para o município”, disse o governador durante discurso para mais de 300 pessoas. Segundo dados da Sabesp, a coleta de esgoto está presente em 80% do município.

O custo total da obra foi de R$ 13.292.499,22. Só a estação de tratamento custou aos cofres públicos R$ 5.625.180,94. O restante foi empenhado na construção do sistema, que dispõe de coletores, interceptores, linhas de recalque e uma estação elevatória de esgoto. A nova estação de tratamento vai beneficiar 50 mil moradores da região de Paulínia.

Em seu discurso, o governador José Serra elogiou a atitude de cooperação do prefeito Edson Moura para com o Governo do Estado na implantação da nova ETE. “Somos sócios numa causa que é a principal, a da saúde das pessoas. Saneamento significa melhor ambiente de vida e significa mais saúde. Isso é absolutamente prioridade para nós”, disse o governador.

O município esperava há tempos por essa inauguração. Segundo o prefeito de Paulínia, foram necessários 17 anos para tirar do papel o projeto da ETE. “Estou muito feliz com sua presença, senhor governador. Foi uma luta grande”, recordou o prefeito.

As obras da estação de tratamento foram concluídas no mês de dezembro do ano passado e a estação entrou em pré-operação em fevereiro de 2007. O processo de tratamento é realizado através de uma lagoa aerada seguida de sedimentação. A construção da estação faz parte de um TCAC (Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta) firmado em 2001 entre a Sabesp, a prefeitura de Paulínia e o Ministério Público de Americana.

A solenidade contou ainda com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, do presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira, dos prefeitos de Monte-mor, Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu, Estiva e demais autoridades.

Investimentos

A inauguração desta estação de tratamento não é o único investimento da Sabesp na região. Conforme dados da prefeitura de Paulínia, já está pronto um projeto de ampliação da estação de tratamento de água do município. Para a execução da obra, necessária para dar maior autonomia no abastecimento de água em períodos de estiagem, entrará em licitação ainda em 2007 a obra de elevação do rio Jaguari. A construção assemelha-se a uma barragem para aumento do espelho de água e conseqüente melhoria da qualidade e da quantidade da água captada para tratamento.

“Vamos duplicar os investimentos com relação aos quatros anos anteriores”, destacou o governador referindo-se ao volume de recursos a serem destinados pela Sabesp em todo o Estado. “Temos uma diretoria profissional, uma empresa competente, que trabalha no Estado inteiro e que vai enfrentar os problemas de São Paulo mesmo onde a Sabesp não é a responsável”, frisou.

Serra disse ainda que precisa da colaboração de todos os deputados estaduais. “Estamos empenhadíssimos em pisar no acelerador. Precisamos muito da Assembléia Legislativa para projetos bons para São Paulo”. O governador lembrou que membros da oposição jogam no estilo “quanto pior, melhor” e salientou: “nós não somos desse time”. Ao finalizar, José Serra disse que, enquanto estiver no governo, é do “partido de São Paulo”.

Manoel Schlindwein