Governador entrega medalha ‘Ordem do Ipiranga’ a oito personalidades

Políticos, médicos, pesquisadores, artistas e educadores foram homenageados com a mais elevada honraria do Estado

seg, 04/09/2006 - 19h38 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e o secretário da Casa Civil, Antônio Rubens Lara, entregaram na tarde desta segunda-feira, 04/09, no Palácio dos Bandeirantes, a medalha ‘Ordem do Ipiranga’ a personalidades que se destacaram por contribuição relevante ao Estado de São Paulo. A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Renéa Lembo, também participou da cerimônia, prestigiada por autoridades, familiares dos homenageados e autoridades.

“Eu acredito que é uma forma muito boa de nós honrarmos a pátria, homenageando pessoas que trabalham pelo Brasil. O nosso país está esquecendo daqueles que trabalham no silêncio dos laboratórios e da vida pública com dignidade e respeito. Com este ato, estamos dando um exemplo de dignidade”, comentou o governador.

O governador Cláudio Lembo observou que os homenageados representam vários estados do país. Para ele, o fato demonstra a posição de São Paulo integrar várias comunidades de diversos segmentos.

Políticos, médicos, pesquisadores, artistas e educadores foram homenageados com a mais elevada honraria do Estado. Ao todo, foram entregues oito medalhas, instituída em 1969 pelo então governador Roberto de Abreu Sodré.

A solenidade foi acompanhada por cerca de 250 pessoas. Todos assistiram, ainda, a execução do Hino Nacional pelo corpo musical da Polícia Militar, sob a regência do 2º tenente Ismael Alves de Oliveira. A pedido do governador, os músicos tocaram também o Hino da Independência.

Um dos homenageados, o senador Marco Maciel, frisou que a cerimônia resgata na sua mente a Batalha do Monte Guararapes, quando negros, brancos e índios se uniram para lutar contra a presença de holandeses no Brasil.

“Estou recebendo um estímulo com esta medalha para continuar trabalhando e prosseguir na luta pela medicina preventiva”, completou a professora titular de Genética Humana da USP, Mayana Zatz.

Além da professora Mayana Zatz e do senador Marco Maciel, foram homenageados a atriz Irene Ravache, o médico Tadeu Cvintal, a cirurgia Angelita Habr-Gama, os professores Hélio dos Santos e Miguel Srougi e a artista plástica Maria Anna Luiza Bonomi.

Em agosto, o governador Cláudio Lembo homenageou o empresário Olavo Setúbal com a mesma medalha. Ele recebeu a Ordem do Ipiranga no Palácio dos Bandeirantes no dia 28. Lembo homenageou também o jornalista Octávio Frias de Oliveira, que recebeu a Ordem do Ipiranga no dia 04 deste mês.

A medalha Ordem do Ipiranga possui cinco graus de classificação: Cavaleiro, Oficial-Comendador, Grande-Oficial e Grã Cruz. Ela é reservada aos cidadãos que prestaram serviços de relevância ao Estado.

Cleber Mata