Governador entrega medalha do Mérito Esportivo a atletas da seleção brasileira de Ginástica Olímpica

Atletas convidaram governador para assistir apresentação na fase final da Copa do Mundo que será realizada no Ginásio do Ibirapuera

qua, 13/12/2006 - 20h22 | Do Portal do Governo

Quatro atletas da seleção brasileira de Ginástica Olímpica estiveram na noite desta quarta-feira, dia 13, no Palácio dos Bandeirantes, onde entregaram ao governador Cláudio Lembo, convite para assistir a etapa final da Copa do Mundo da modalidade que acontece neste final de semana no Ginásio do Ibirapuera, zona Sul da Capital. Daiane dos Santos, Laís de Souza e os irmãos Daniele Hypólito e Diego Hypólito foram homenageados pelo governador Cláudio Lembo com a “Medalha do Mérito Esportivo”, destinada a personalidades que se destacaram em atividades esportivas no Estado de São Paulo.

A ginasta Daiane dos Santos adiantou que no domingo o público poderá conferir uma nova apresentação. Os detalhes, entretanto, ela mantém em sigilo. “Teremos novidades com as passadas. A torcida sempre nos ajudou e espero que o Ibirapuera esteja lotado mais uma vez”, previu a atleta.

Ela destacou a importância de ter recebido uma medalha do governo de São Paulo. “Estou muito honrada por tudo, ainda mais pelo fato de ter sido recebida pelo governador”, comentou. “A gente sempre tem espaço pra guardar medalhas”, brincou.

Todos estão otimistas quanto suas participações na fase final da Copa do Mundo. “A equipe está muito determinada. Temos mais dois dias para treinar e espero que tudo dê certo”, observou Diego Hypólito.

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Ângela Florenzano, aproveitou a ocasião para agradecer ao governador Lembo o apoio para a realização da competição em São Paulo. “Para nós é motivo de honra estarmos realizando um evento que reúne os melhores ginastas do mundo aqui”, frisou.

A paulista de Ribeirão Preto Laís de Souza – que completou 18 anos nesta quarta-feira, foi escolhida como atleta do ano na categoria feminina pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). No primeiro semestre,  ela conquistou a medalha de prata na categoria solo e bronze na categoria salto, em Moscou . Em 2005, ela ganhou a medalha de ouro no salto sobre cavalo na Copa do Mundo de Cottbus e em Stuttgart, na Alemanha, além da medalha de prata na categoria solo na Copa do Mundo de Cottbus e de Paris.

Já Diego Hypólito começou a despontar como promessa do esporte, após sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Ele obteve a medalha de prata em salto em 2003. No mesmo ano, ficou com a quarta colocação no Mundial de Anaheim, na Alemanha. “Para um paulista é motivo de orgulho receber uma medalha como esta”, informou o atleta.

A irmã de Diego, Daniele Hypólito começou sua carreira em Santo André no ABC. Com dez anos, foi convidada a integrar a equipe de ginastas do Flamengo. No ano de 1997, sagrou-se campeã brasileira na classificação geral e individual e o 1º lugar por equipe no Pan-Americano nas barras e no solo. Participou ainda, das Olimpíadas de Sidney em 2000 e ficou com a 21º posição no individual. Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Atenas, conquistou o 12º lugar na final do individual geral de ginástica. O resutado rendeu a Daniele o título da melhor posição conquistado por uma ginasta brasileira na história das Olimpíadas.

Outra atleta que começou cedo sua carreira foi Daiane dos Santos. Ela iniciou os treinamentos com 11 anos, depois que sua técnica a encontrou brincando num parque na Capital gaúcha. Desde então, Daiane tem surpreendido o mundo com suas apresentações. Somente nos dois últimos anos, ela conquistou a medalha de ouro em solo nas Copas do Mundo de Stuttgart; Paris e São Paulo e em 2006 ganhou o ouro na Copa do Mundo de Moscou.

O decreto assinado pelo governador concedendo a medalha aos atletas será publicado na edição desta quinta-feira (14/11), no Diário Oficial do Estado.

Copa do Mundo

A sétima e última etapa da Copa do Mundo acontece entre os dias 16 e 17 no Ginásio do Ibirapuera. Os brasileiros irão disputar com representantes de 25 países as seguintes modalidades: Danielle Hipólito (trave, barras paralelas e solo); Laís de Souza (salto e solo); Daiane (solo) e Diego Hipólito (salto e solo). O governo de São Paulo investiu na competição mais de R$ 200 mil para melhorar a infra-estrutura do ginásio.

Prestigiaram a solenidade o secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu e o secretário da Casa Civil, Rubens Lara.

Veja a íntegra dos decretos:

Laís de Souza.

Daniele Hypólito.

Diego Hypólito.

Daiane dos Santos.

Cleber Mata