Governador entrega AME de Praia Grande

Serviço atenderá cerca de 840 mil habitantes de sete municípios da Baixada Santista

sex, 28/08/2009 - 10h45 | Do Portal do Governo

(atualizado às 13h50)

O governador José Serra inaugurou nesta sexta, 28, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Praia Grande. A nova unidade terá capacidade de realizar, mensalmente, cerca de 23 mil consultas, além de mais de seis mil sessões de fisioterapia. O serviço atenderá uma população de cerca de 840 mil habitantes, de sete municípios da Baixada Santista.

A estrutura física e o aparelhamento do novo ambulatório contaram com um investimento de R$ 3,7 milhões do governo do Estado. “O AME é a nossa iniciativa mais importante na área da saúde, um lugar para consultas de muitas especialidades”, disse o governador durante inauguração. “Serão 40 AMES que estarão funcionando até o ano que vem em todo o Estado”, completou Serra.

A unidade fica numa área de mais de 2,4 mil m², com 27 consultórios. Destes, 22 destinados a consultas médicas e os demais para atendimentos com psicólogos e nutricionistas, por exemplo. A nova unidade oferecerá aos pacientes 25 diferentes especialidades médicas, além de 16 tipos de exames diagnósticos.

A expectativa é de que serão realizados cerca de 40 mil exames, mensalmente, incluindo os exames laboratoriais. As análises diagnósticas são de alta modernidade e servirão de referência na região. “É um grande ganho para a Baixada Santista que recebe um centro de referência em diagnósticos médicos e atendimento ambulatorial”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Na cerimônia, o governador ressaltou o atendimento dos AMES na região. “A Baixada Santista já possui um AME em Santos, este inaugurado hoje em Praia Grande e um que deve ficar pronto até o fim em São Vicente”.

O novo AME receberá ainda repasses anuais de cerca de R$ 11 milhões para a manutenção e funcionamento. O AME de Praia Grande fica na Rua Walter José Alves, s/n°,Vila Mirim. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Durante o evento, o governador ressaltou ainda os investimentos em outras áreas na Baixada Santista, como o Rodoanel, que vai colaborar com o acesso do interior do Estado à região, e o programa Onda Limpa. “É o maior programa de saneamento do Brasil, são 50 milhões de reais  investido em rede coletora e de tratamento de esgoto”, explicou Serra.  

AMES

Os AMEs são unidades de alta resolutividade para uma determinada região, onde o paciente passa por consulta e exames no mesmo dia, podendo, se necessário, ser encaminhado para tratamento especializado na mesma data.

O objetivo do novo modelo é desafogar os hospitais gerais e universitários do interior, litoral e Grande São Paulo, pois o pacientes passarão no mesmo dia por consulta e exames – até mesmo o retorno com o médico poderá ocorrer no mesmo dia.

Encontro de trabalhadores

O governador José Serra aproveitou a visita ao município de Praia Grande para participar da 1ª Plenária Nacional de Entidades Filiadas à (UGT) União Geral dos Trabalhadores. Com duração de dois dias, o evento tem o objetivo de discutir ações para serem adotadas pela entidade para superar a crise econômica, como o questões relacionadas à Previdência, ao crédito para micro e pequenas empresas e ampliação das políticas públicas de inclusão digital.

“Não há democracia no mundo sem trabalhadores politicamente ativos, sem sindicatos e sem centrais sindicais. Eu aprendi a conhecer os sindicatos e a central sindical no começo dos anos 60, quando fui dirigente sindical – primeiro como presidente da União Estadual dos Estudantes e depois presidente da União Nacional dos Estudantes. Depois do exílio, acompanhei a trajetória de muitos dirigentes sindicais”, afirmou o governador José Serra no evento.

A UGT é uma organização sindical formada a partir da fusão de três centrais: Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS) e Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT). A entidade abrange cerca de 8 milhões de trabalhadores brasileiros de setores como comércio, serviços, indústria, agricultura, entre outros.

Da Secretaria da Saúde e do Portal do Governo do Estado de São Paulo