Governador entrega 1º trecho da Linha 4 do Metrô

Linha 4 será operada pela concessionária ViaQuatro e ligará os bairros Luz e Vila Sônia, quando estiver concluída

ter, 25/05/2010 - 8h05 | Do Portal do Governo

(atualizado às 14h34)

O governador Alberto Goldman inaugurou nesta terça-feira, 25, o primeiro trecho da Linha 4-Amarela do Metrô, ligando as estações Paulista e Faria Lima, com 3,6 km de extensão. Resultado da primeira parceria público-privada do País, a Linha 4 representa um grande benefício para a população de São Paulo, ao oferecer mais uma alternativa de transporte público para uma das regiões mais movimentadas da cidade. 

O governador Alberto Goldman ressaltou a importância dos investimentos que estão sendo feitos no transporte público: ” O Governo de São Paulo está fazendo um investimento de R$ 21 bilhões  não pensando apenas no dia de hoje, mas pensando nas próximas décadas, pensando na necessidade que São Paulo tem lá pra diante, para que a população tenha condições de se movimentar dentro da cidade. É uma visão diferente, não é uma visão imediatista”.

Com a inauguração da linha, terá início a operação assistida, que consiste em viagens entre as duas estações até as 15h, sem a cobrança de tarifa. A transferência da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela estará liberada. Já os usuários que migrarem da Linha 4 para a Linha 2-Verde terão de pagar a tarifa na Estação Consolação.

A operação comercial, com a cobrança de tarifa, está prevista para começar em até três semanas, entre 9h e 15h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados).

Linha de integração

Quando estiver totalmente pronta, a Linha 4-Amarela terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro da capital, ao bairro de Vila Sônia, na zona Sul. Primeiramente, serão inauguradas as estações Paulista, Faria Lima, Butantã, Pinheiros, República e Luz. Até 2012, estarão prontas também as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

A Linha 4-Amarela integra o sistema metro-ferroviário da cidade. O usuário poderá fazer conexões nos seguintes pontos: na Estação Luz com as linhas 1-Azul do Metrô, 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM; na Estação República, com a Linha 3-Vermelha; na Estação Paulista, com a Linha 2-Verde; e na Estação Pinheiros, com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Modernidade e segurança

Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A maior novidade é a tecnologia driverless, que permite a operação dos trens sem condutor usando um sistema informatizado. Com a operação automática, há mais segurança: as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, o que dará mais agilidade à operação dos trens. Também oferecem maior conforto para os passageiros, com ar-condicionado, passagem livre entre carros (salão contínuo), baixo nível de ruído e permitirão a comunicação direta com o centro de controle.

A Linha 4-Amarela será a primeira na América Latina a entrar em funcionamento, em todas as estações, com porta plataforma, separando a plataforma dos trilhos. As portas se abrirão juntamente com as do trem, que estacionará no ponto exato da entrada e saída dos usuários. Esse sistema contribuirá de maneira expressiva para a segurança e redução de interferências no transporte metroviário. Além disso, as escadas rolantes são inteligentes e definem sua velocidade em função do número de pessoas.

Primeira PPP do País

A ViaQuatro, integrante do Grupo CCR, é a responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, o primeiro contrato de Parceria Público-Privada assinado no País.

A concessionária está investindo US$ 450 milhões entre sistemas, equipamentos e trens. São 14 trens (84 carros) para a primeira fase do projeto e até 15 (90 carros) para a segunda fase. Ao longo dos 30 anos de operação, a ViaQuatro investirá mais de US$ 2 bilhões na linha.

Plano de Expansão

O Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, é o maior investimento no setor já feito no país. Com os contratos assinados até 2011, o investimento alcançará R$ 23 bilhões.

Um dos principais objetivos é quadruplicar a rede sobre trilhos com qualidade de metrô, dos 60 km no início de 2007 para 240 km (162 km na CPTM e 78 km no Metrô). O Plano contempla um conjunto de ações que se baseia em um “tripé” essencial, composto por investimentos na “expansão”, na “operação” e “manutenção” dos sistemas.

O Plano de Expansão também reaqueceu a indústria ferroviária, com a compra de 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Além desses, o Plano deixará encomendados outros 45 para a CPTM que começarão a ser entregues em 2011, totalizando 152 trens.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos