Governador em exercício recebe comitiva japonesa no Palácio dos Bandeirantes

Rodrigo Garcia recebeu o governador da província de Shimane, Nobuyoshi Sumita

seg, 09/10/2006 - 18h53 | Do Portal do Governo

O governador em exercício, Rodrigo Garcia, recebeu na tarde desta segunda-feira (9/10), no Palácio dos Bandeirantes, uma comitiva do Japão, liderada pelo governador da província de Shimame, Nobuyoshi Sumita. Ele estava acompanhado do presidente da Assembléia da província Shimane, Tsuyoshi Kurai, e representantes da comunidade nipo-brasileira no Brasil.

Durante a audiência, o governador em exercício destacou as relações comerciais e culturais entre Brasil e Japão. Garcia informou que o setor sucroalcooleiro paulista – maior região produtora de etanol do Brasil, está preparado para atender o crescimento de demandas das exportações mundiais. Somente em março deste ano, o Japão comprou do Brasil cerca de 24,6 milhões de litros de etanol, o que levou o país asiático a ficar no segundo lugar dos compradores de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos.

“O setor sucroalcooleiro de São Paulo está investindo muito para suprir as necessidades de outros países, de forma que possamos compatibilizar com esse crescimento, a preservação do Meio Ambiente. Defendemos a expansão, mas também estamos preocupados com o Meio Ambiente”, observou Garcia.

Já o presidente da Assembléia de Shimane, Tsuyoshi Kurai, lembrou que visitou nos últimos dias regiões produtoras de cana-de-açúcar no Interior do Estado. Ele demonstrou estar impressionado com a tecnologia utilizada pelo setor.

No âmbito cultural, Rodrigo Garcia ressaltou os preparativos para a comemoração do centenário da imigração japonesa em 2008.

“Nós, autoridades brasileiras, estamos empenhados em promover uma grande festa para marcar essa data. Isso só mostra o respeito que nós temos com a história da cultura japonesa em São Paulo. A comemoração do centenário vai ser importante para que possamos reviver toda essa história”, completou Garcia.

No ano passado, o Governo do Estado cedeu um prédio localizado no bairro da Liberdade, região central da capital, para que seja transformado no Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira Manbu Mabe.

Ainda durante o encontro, o governador de Shimame, Nobuyoshi Sumita, disse que a universidade da província recebe adolescentes brasileiros para intercâmbios. Segundo Sumita, os jovens se transformaram em uma verdadeira ponte para troca de informações culturais entre as duas nações.

“Para nós, é muito importante manter esses jovens brasileiros nas nossas universidades. Eles representam novas gerações e continuarão preservando a nossa cultura e mantendo assim essa relação”, comentou Sumita.

Os representantes da comunidade japonesa conheceram obras de arte expostas no Palácio dos Bandeirantes. Ao final do encontro, eles foram presenteados pelo governador em exercício com um livro que resgata a história da Mata Atlântica. O governador de Shimane e o presidente da Assembléia, também assinaram o livro de visitas e entregaram lembranças criadas por artesãos japoneses.

Participaram do encontro,  Rubens Lara (secretário da Casa Civil), Seiji Yamane (diretor do departamento de Meio Ambiente de Shimane), Takaaki Naito (diretor da seção internacional de Cultura do departamento do Meio Ambiente de Shimane), Buntaro Ishitobi (chefe da seção internacional de Cultura do Departamento do Meio Ambiente Shimane), Keinose Adachi (presidente da Sociedade Shimane Kenjin do Brasil), Hideo Kodagawa (vice-presidente da Sociedade Shimane Kenjin do Brasil) e o deputado federal eleito por São Paulo, Valter Ioshi.

Cleber Mata