Governador em exercício participa de reunião sobre Copa de 2014

Prefeitura e Estado apresentam investimentos para o evento

ter, 03/02/2009 - 19h56 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 3, o Comitê Executivo de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014 esteve reunido no Palácio dos Bandeirantes para apresentar os planos da cidade para o evento.

Participaram do evento o governador do Estado em exercício, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, e o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto Filho, além de membros do comitê: os secretários de Estado Bruno Caetano, da Comunicação, e Claury Santos Alves da Silva, de Esporte, Lazer e Turismo; o secretário municipal interino de Esportes, Jorge Damião; e o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho. O arquiteto Ruy Ohtake e o presidente Juvenal Juvêncio representaram o São Paulo Futebol Clube, dono do Estádio do Morumbi.

Em nome do comitê, Caio Luiz de Carvalho falou sobre os planos da cidade para a Copa de 2014, focando principalmente nos transportes. Segundo Carvalho, “a parceria entre o estado e o município vai investir R$ 20 bilhões somente em transporte público e mobilidade urbana, entre 2009 a 2012”.

Carvalho enumerou as prioridades: a linha amarela do Metrô, que irá até a estação Estádio do Morumbi; a linha laranja, com a Estação Estádio do Pacaembu; o Expresso Aeroporto, que ligará o Aeroporto Internacional de Cumbica à Estação da Luz; e o Metrô Leve que fará a ligação entre a Estação São Judas do Metrô ao Aeroporto de Congonhas.

Também estão programadas a implantação de corredores de ônibus metropolitanos e a expansão dos trens da CPTM. Serão 240 quilômetros com qualidade de metrô e 99 novos trens, além da reforma da frota existente.

O governador de São Paulo em exercício, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, falou que o principal objetivo da reunião foi mostrar ao ministro do Turismo a força do Estado. “São Paulo tem todos os requisitos necessários para sediar a abertura da copa de 2014. Nós esperamos muito, mas essa é uma decisão que depende ainda de alguns acertos. O clima é de muita expectativa, mas muito favorável.”