Governador em exercício participa da posse do novo presidente do IPT

Novo diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo é o engenheiro mecânico João Fernando Gomes Oliveira

seg, 07/01/2008 - 16h08 | Do Portal do Governo

O governador em exercício e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, participou nesta segunda-feira, 07, da posse do novo diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), o engenheiro mecânico João Fernando Gomes Oliveira.

Oliveira, que é diretor do Instituto Fábrica do Milênio e ex-professor da Universidade de São Paulo, em São Carlos, substitui o professor emérito da USP, Vahan Agopyan.

Em seu discurso de posse, Oliveira disse que quer contribuir não só com o desenvolvimento do Instituto, mas colocá-lo também à disposição do crescimento social. “O IPT é um instrumento governamental que tem a obrigação de fomentar tanto o crescimento da economia brasileira como de sua sociedade”, afirmou o novo presidente.

Goldman elogiou o instituto lembrando seu papel fundamental na criação de elos entre o setor de pesquisas tecnológicas e as indústrias nacionais. ”O desenvolvimento econômico só se dá através da inovação, cuja formação nasce da pesquisa acadêmica. O IPT para tanto tem papel fundamental. João Fernando acertou ao aceitar a presidência do IPT e agora terá esse grande desafio de comandar essa instituição centenária”, afirmou Alberto Goldman, que também é presidente do Conselho do IPT. O governador em exercício ainda ratificou a independência do instituto. “O IPT mantém sua excelência por ser independente. Nós queremos que ele continue forte, avance e que tenha a autonomia que sempre teve”.

Depois de dois anos na presidência do IPT, Vahan Agopyan, deixa o cargo satisfeito pela boa administração exercida e pelo desenvolvimento alcançado nas áreas de biocombustível e desenvolvimento sustentável. “Eu me sinto muito feliz por ter participado e assistido ao sucesso de uma instituição de história gloriosa”, disse Agopyan. “Promover a tecnologia é o objetivo do IPT e, nos últimos anos, nós fizemos isso muito bem”, completou.

Só no último ano, a instituição contribuiu com mais de 100 projetos de desenvolvimento da economia paulista, além de análises e detecções de risco em acidentes como os ocorridos em 2007 no Hospital das Clínicas, Aeroporto de Congonhas e Linha Amarela do Metrô de São Paulo.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas nasceu em 1899 do Gabinete de Resistência de Materiais, órgão de pesquisa da Escola Politécnica de São Paulo. Desde sua criação, o instituto visa ao desenvolvimento infra-estrutural e industrial paulistas, em parceria com o governo do Estado de São Paulo e com a contribuição de mestres e doutores da maior Universidade da América Latina, a USP. Hoje, o IPT age em diferentes frentes de estudos, firmando-se como um dos centros de pesquisa de maior renome nacional.

Da Secretaria de Desenvolvimento

(C.M.)