Governador e primeira-dama são homenageados pela Casa Militar

Homenagem foi em reconhecimento à postura do governador Lembo nos meses em que chefiou o Poder Executivo de São Paulo

sex, 29/12/2006 - 20h46 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Renéa Lembo, foram homenageados na tarde desta sexta-feira, dia 29, pela Casa Militar, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. A homenagem foi em reconhecimento à postura do governador Lembo nos meses em que chefiou o Poder Executivo de São Paulo.

Lembo fez um balanço de seus nove meses à frente do Executivo paulista, referindo-se especialmente ao desafio de combater o crime organizado. Ele creditou a força e a tranqüilidade com que agiu no período, devido ao apoio da Polícia Militar.

“A Polícia Militar teve firmeza e ousadia nos momentos difíceis. Ela continuou preservando a ordem e a disciplina. Tenho um grande respeito pelos senhores”, comentou Lembo. “Os desafios que passamos juntos neste ano permitiram que a sociedade respeitasse ainda mais a Polícia Militar. São Paulo precisa da Polícia Militar”, completou o governador.

O ajudante de ordens do governador, capitão Glauco Silva de Carvalho, destacou o apoio dado por Lembo à corporação. “Queremos agradecer em nome da sociedade paulista a forma com que o senhor conduziu o Estado e pelas virtudes demonstradas neste tempo todo”, disse Carvalho. Ele lembrou, ainda, da primeira-dama do Estado. “A dona Renéa é uma pessoa que conquistou a admiração de todos da Casa Militar”, avaliou.

Casa Militar

A Casa Militar do Gabinete do Governador, criada em 23 de setembro de 1931, tinha como função exclusiva executar o trabalho de ajudante de ordens do Presidente do Estado (Governador). A segurança dos Palácios ficava a cargo da Companhia Independente de Polícia de Guarda dos Palácios. Seu primeiro chefe foi o coronel Polimércio de Rezende.

Em 1975, a Casa Militar foi reorganizada e passou a exercer também a função de segurança do governador. Com status de Secretaria de Estado, o órgão tem a competência de planejar, dirigir e executar a segurança física dos Palácios do Governo; coordenar a recepção das autoridades; assessorar o governador nos assuntos relativos às Forças Armadas ou de natureza militar; e coordenar o sistema da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Cleber Mata