Governador e Lila Covas inauguram a segunda unidade da Casa de Solidariedade

nd

seg, 04/09/2000 - 16h41 | Do Portal do Governo

Órgão do Fundo Social de Solidariedade do Estado vai oferecer educação, saúde e lazer para crianças e adolescentes

Parceria. Por meio desta palavra-chave o Governo do Estado e a iniciativa privada tem avançado cada vez mais a caminho da cidadania, oferecendo com ações concretas um novo rumo à vida de menores carentes. Reafirmando este conceito, o governador Mário Covas e Lila Covas, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), inauguraram nesta segunda-feira, dia 4, a segunda unidade da Casa de Solidariedade, no Parque Dom Pedro II.
O prédio, que no passado abrigou o colégio Presidente Roosevelt e o Instituto Mauá de Tecnologia – e hoje é área de suporte do Metrô, foi totalmente adaptado para dar atendimento educacional, saúde, esporte, dança, teatro e artes plásticas a 120 crianças e adolescentes que morem na região ou estudem nas 17 escolas públicas do bairro. A partir de 2001 atenderá 250 crianças.
“Esta casa existe não para fazer caridade e sim para fazer com que essas crianças não sejam vítimas ou agentes da violência amanhã”, disse o governador para as mais de 400 pessoas presentes na inauguração. “Por isso essa luta tem que ser coletiva e não apenas do governo para afastá-las de qualquer vinculação com a violência”, completou Covas dizendo que gostaria de ver esse programa expandido em cada cidade da região metropolitana. O governador falou também que gostaria de gastar o dinheiro das penitenciárias em lugares como esse.
Covas elogiou o trabalho da presidente da Fussesp que, com a ajuda de parceiros da iniciativa privada, conseguiu dar um novo fôlego ao Fundo Social. “Trouxe ao governo uma esposa e nessa área, seu sucesso é absoluto. Lila foi capaz de convocar com êxito amigos, conhecidos e desconhecidos nesta tarefa de solidariedade”, apontou. O governador observou ainda sobre a importância da participação de todas as camadas da sociedade. “Não é a contribuição material apenas que me satisfaz. Todos podem colaborar: uns com recursos, outros com obras, e outros com amor às crianças”.
Lila agradeceu o empenho do governador e aos 14 parceiros que ajudaram a reformar o prédio. “ Para Covas, em primeiro lugar está a educação. Na área social temos que juntar forças do governo mais a iniciativa privada. Estes menores não vão para a rua e para o vício, porque aprenderão a ser um homem e mulher honrados”, falou.
Responsável pelas duas unidades da Casa de Solidariedade (a primeira fica no bairro de Campos Elíseos), a diretora Maria de Fátima Correa Crespi disse que o objetivo do órgão é ocupar o tempo dos menores, mantendo-os fora das ruas e também trabalhar com conceitos que ajudem na formação e valores morais dos menores. “Procuramos também integrar os pais das crianças para que o trabalho não fique de todo perdido”, destaca Maria de Fátima. Prova disso foi a apresentação do coral dos pais durante a inauguração do novo órgão.
Após a apresentação musical de crianças do Projeto Guri, o arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, abençoou o novo espaço e disse que é importante cada vez mais solidificar o conceito de solidariedade que está ficando cada vez mais esquecido numa sociedade tão competitiva como a nossa. Participaram da cerimônia secretários de governo, empresários, parceiros do Fundo Social e o secretário de Recuperação de Bens Culturais, Emanuel Von Lauenstein Massarani.