Governador é homenageado na Faculdade de Direito da USP

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo completa 75 anos

qua, 29/11/2006 - 21h28 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo foi homenageado na tarde desta quarta-feira, dia 29, com a medalha da láurea máxima de Associado Benemérito da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Lembo recebeu ainda, uma placa de reconhecimento do Centro Acadêmico XI de Agosto pelo trabalho em prol da expansão da Faculdade de Direito.

O evento, realizado no Largo São Francisco, região central da Capital, marca os 75 anos de fundação da Associação que visa o fortalecimento acadêmico, político e financeiro da Faculdade de Direito. Outro objetivo da Associação, que conta com mais de 15 mil filiados, é divulgar as tradições acadêmicas do Largo São Francisco.

Durante seu discurso, Lembo – aluno do curso de Direito da turma de 1958, disse que não merecia receber a homenagem proposta pela Associação. “Eu não fiz mais que a minha obrigação”, avaliou o governador que em setembro assinou decreto declarando um prédio na rua Riachuelo como utilidade pública. O imóvel foi anexado a edificação histórica da Faculdade de Direito a fim de melhorar as atividades de docência, pesquisa e serviços à comunidade.

Lembo frisou que foi procurado pelo diretor da Faculdade de Direito, João Grandino Rodas, que propôs a incorporação do prédio da rua Riachuelo. “Eu fui apenas um agente nesse processo. Quem fez tudo foi a Mônica (Herman Caggiano), o Elival (Silva Ramos) e a Teresa Serra” completou.

O governador observou que por duas ocasiões pôde contribuir com a Faculdade de Direito da USP. “Ainda na Prefeitura tive a possibilidade de desapropriar uma casa que mais tarde se tornou o Centro Jurídico da Prefeitura de São Paulo. Recentemente pudemos apoiar mais uma vez essa Faculdade”, disse Lembo.

Ele destacou também, a importância histórica da Faculdade de Direito. “Esta casa é um espaço que tem um solo sagrado. Efetivamente passaram por aqui as grandes figuras da História do Brasil. Aqui se criou o Estado brasileiro. O Império não tinha condições de permitir que uma estrutura burocrática fosse concebida e nós junto com a Faculdade de Direito de Olinda, concebemos o Estado Nacional do Brasil”, comentou.

O diretor da Faculdade de Direito, João Grandino Rodas, agradeceu o empenho do governador no processo de incorporar mais um imóvel a Faculdade. “Entre a assinatura do decreto de utilidade pública e a emissão de posse esperamos apenas dois meses. Isso graças ao brilhante trabalho de nosso governador que tem um amor material pela escola e pela comunidade jurídica do Brasil”, afirmou.

Grandino entregou ao governador um livro com mais de duas mil assinaturas de agradecimento e ainda uma cópia do histórico escolar de Lembo. Ele recebeu o documento e solicitou que sua neta, Carolina Lembo, guardasse o prontuário. De forma descontraída, ele brincou. “Carolina, não mostre esse histórico jamais aos seus filhos”.

Participaram da solenidade o presidente da Associação dos Antigos Alunos , João Carlos Madia de Souza, o presidente de honra da Associação, Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, o procurador Geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Pinho, a secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida Prudente, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, a presidente do Tribunal Regional Federal, desembargadora Diva Malerbi e o procurador Geral do Estado, Elival da Silva Ramos.

História

A Academia do Largo de São Francisco foi inaugurada em 1º de março de 1828, pouco tempo antes de sua co-irmã de Olinda. A Faculdade de Direito de São Paulo instalou-se inicialmente no Convento de São Francisco, por Decreto Imperial de 11 de agosto de 1827, foi escolhido para abrigar os Cursos Jurídicos. Inicialmente, o Convento e a Escola funcionaram juntos. Em seguida, ao longo década de 1930, o antigo edifício, apoiado em resistentes paredes de taipa e pilão, foi sendo pouco a pouco inteiramente demolido, para dar lugar ao atual – hoje denominado “Prédio Histórico”, inaugurado em 1934, apesar de sua definitiva conclusão ter-se dado somente por volta de 1941.

Nesse prédio, encontram-se espaços já tradicionais, como Salão Nobre, onde os principais eventos acadêmicos, comemorações e solenidades oficiais têm lugar, e a “Sala dos Estudantes”, palco dos principais acontecimentos estudantis, especialmente os de cunho político.

Na área interna central do Prédio Histórico situa-se o célebre “Pátio das Arcadas”, que identifica a própria Faculdade de Direito, que reproduz, em pedra e cimento, aquelas arcadas primitivas, de taipa e pilão, da velha Academia.

Cleber Mata