Governador discursa na cerimônia de abertura da 14ª Parada LGBT

Governador Alberto Goldman: Bom dia a todos vocês, é um prazer imenso está aqui com vocês hoje, (como) governador do Estado. Nos anos anteriores o governador (José) Serra esteve aqui […]

sáb, 05/06/2010 - 20h30 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Bom dia a todos vocês, é um prazer imenso está aqui com vocês hoje, (como) governador do Estado. Nos anos anteriores o governador (José) Serra esteve aqui presente. Hoje eu tenho a honra de fazer esse papel. Quero cumprimentar a todos vocês que organizam essa movimentação toda, tão importante para o Estado de São Paulo, tão importante para conceituar os princípios e respeito da dignidade humana e de democracia. (É nesse) momento em que a gente começa esse trabalho. Vocês estão fazendo uma campanha (que) defende a cidadania, contra a homofobia. Isso no fundo é um aspecto fundamental de toda uma defesa de um conceito de democracia  que nós tanto lutamos nesse País.

Vivemos hoje uma época diferente de uma época que eu vivi nesta Casa durante oito anos, de 1971 a 1979. Talvez o momento mais difícil da ditadura que nós tivemos. Hoje eu (me) sinto muito feliz em estar aqui, presenciando este momento democrático que estamos vivendo. Esse mesmo orgulho LGBT (movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais) nessa (próxima) campanha (eleitoral) pretende preparar candidatos, (para que) que estejam preparados para garantir a cidadania plena e a defesa da diversidade sexual. Isso significa discutir os temas mais importantes como união civil como adoção, como adoção, usufruto, independência herança, outros temas que são temas que o Congresso Nacional deve abordar. Portanto é muito importante que na eleição desse ano esses temas sejam colocados aqui no processo eleitoral, aliais em todas as eleições, a eleição não vale apenas pelo voto em si, pelo momento do voto, a eleição tem que valer pelo processo eleitoral. (Durante o) processo (eleitoral) a gente discute, ganha consciência e avança. Eu acho que esse valor que pode ser democrático.

(Também) quero ressaltar todas as ações que foram feitas nos últimos dez anos, apesar de que todos nós somos impacientes, sempre achamos que os avanços acontecem mais devagar do que a gente quer, até porque a nossa vida é limitada. A história se conta em séculos, a vida da gente (se) conta em anos, quantos anos nós temos, quantos anos vivemos. (Então) se a gente pensar nos últimos dez anos aconteceu (muita coisa) com esse país, tivemos grandes vitórias pra chegar nos dias de hoje. Eu acho que também esse movimento todo para respeito de diversidade sexual, ele teve nos últimos dez anos ganhos fantásticos. No Estado de São Paulo especialmente, não podemos dizer que seja em todo Brasil. Evidentemente, cada Estado tem sua característica própria, mas aqui no nosso Estado tivemos desde 2001 uma legislação importante, que na época era (gestão) do governador Geraldo Alckmin. De lá pra cá, muitas ações foram feitas nessa direção:  vários decretos que deram vários direitos, constituiram vários direitos para as pessoas que respeitam adiversidade sexual. 

Recentemente, tive a honra de trabalhar na elaboração do decreto que nos assinamos dia 19 de maio, criando o plano estadual de Enfrentamento à homofobia e promoção da cidadania LGBT. Esse plano é constituído em cinquenta em tantas metas em uma serie de ações que envolvem quase todas as secretarias de Estado, todas elas tem metas,  ações concretas que agora cabem inclusive a todo o movimento. (Portanto) acho que (tudo isso que foi feito) nesses dez anos mostra uma vitória excepcional. Imagine (se seria possível) há dez anos a gente poder fazer um plano estadual desse tipo, com metas dessa forma, com ações dessa forma. Muitas delas que já se deram durante esse período em várias áreas, vamos dizer assim, do respeito à cidadania. Tanto que eu acho que nós já fizemos grandes avanços, grandes vitórias, mas nem por isso devemos ficar satisfeitos com isso, evidentemente, achar que isso () é suficiente.

Nós temos ainda precisamos ainda avançar muito. O que nós queremos basicamente? Um Brasil para todos, um Brasil em que todos se sintam absolutamente iguais, o mesmos direitos de cidadania, a mesma dignidade. Até diria a vocês, que todos nós falamos contra intolerância, eu tenho pelo menos um dado de intolerância, eu sou muito intolerante com os intolerantes, contra eles eu sou. Muito obrigado!