Governador defende estadualização do Porto de Santos

Serra pretende transformar o porto em eixo estruturante do desenvolvimento paulista

seg, 05/03/2007 - 18h38 | Do Portal do Governo

O governador José Serra afirmou, na tarde desta segunda-feira, dia 5, durante a cerimônia de assinatura de contratos do Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista, que a regionalização do Porto de Santos é uma necessidade para o desenvolvimento de São Paulo.

Serra destacou que tratou o assunto com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, em audiência realizada na última sexta-feira, dia 2. “Meu pleito fundamental se referiu ao Porto de Santos, que tem implicações em toda a região e envolve diretamente Guarujá e Cubatão”. Segundo o governador, a estadualização é necessária para que o Estado possa fazer as reformas necessárias no porto, além de transformá-lo em um eixo estruturante do desenvolvimento de São Paulo.

O Porto de Santos é o maior do Brasil. Cerca de 80% das importações e exportações que circulam por São Paulo passam pelo porto. “Mesmo sendo tão importante, tem problemas de assoreamento, estacionamento e das perimetrais”, lamentou Serra.

Com gestão profissionalizada e sem loteamentos políticos, o governador acredita que é possível aumentar a receita portuária para R$ 500 milhões, diferentemente dos atuais fechamentos negativos. “Queremos também, da mesma maneira que se privatizou a Cosipa, que o governo federal fique com a dívida. Isso não significa aumentar déficit para ninguém porque a dívida existe. Apenas é um problema de liberar o Porto dessa dívida para que se possa fazer os investimentos que são necessários, que vão render empregos, receita para os municípios, para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, ponderou Serra.

Regina Amábile

Leia também:

Serra negocia com Lula transferência do Porto de Santos e da Ceagesp

Baixada Santista receberá investimentos para recuperação ambiental