Governador da província japonesa de Kanagawa visita sede do governo paulista

Diversidade cultural, biocombustíveis e política anti-tabagista de São Paulo foram os temas do encontro

qua, 04/06/2008 - 17h31 | Do Portal do Governo

O governador da Província japonesa de Kanagawa, Shigefumi Matsuzawa, foi recebido nesta quarta-feira, 3 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, pelo secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva e pelo assessor especial para assuntos internacionais, José Roberto de Andrade Filho, que coordena as ações do Estado em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil. O objetivo do encontro foi intensificar o intercâmbio entre São Paulo e a província japonesa, que, no mês de abril, recebeu a missão empresarial Brasil-Japão, da qual o secretário Claury Alves da Silva fazia parte.

De acordo o secretário paulista, Kanagawa, situada na porção sul de Kanto, é muito parecida com nosso Estado no que se refere a importância econômica para seus países. Ambas são sede de importantes indústrias e dos maiores portos, tanto do Brasil quanto do Japão.

No encontro, três especialistas apresentaram ações do Governo paulista nas áreas do biocombustível e anti-tabagistas e diversidade étnica e cultural que compõe o povo de São Paulo. O especialista em biocombustível da Secretaria de Desenvolvimento, Francisco Nigro, falou sobre a produção paulista de etanol. O coordenador de Articulação Institucional da Secretaria de Relações Institucionais, Gilmar Viana Conceição, falou sobre a diversidade étnica e cultural do Estado. E a diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), Luizemir Lago, da Secretaria da Saúde, explicou como funciona o programa Promoção de Ambientes Livres de Tabaco.

“Estamos estudando implantar uma lei semelhante na nossa província. O Japão ainda é um país muito atrasado nessa área anti-tabagista, mas queremos implantar na nossa província uma lei com tudo isso que aprendemos aqui”, disse o governador de Kanagawa.

Já na área do biocombustível, surgiu a idéia de se produzir veículos híbridos elétricos e a álcool, em vez dos elétricos e a gasolina produzidos no Japão.

Visitas

As visitas de governadores de províncias japonesas começaram nos primeiros meses deste ano, com os governadores de Aichi e de Oita. Na semana passada, o vice-governador de Tokushima esteve na sede do governo paulista e, hoje, o governador de Kanagawa.

“As visitas devem se intensificar neste mês de junho, em que se comemora o centenário da imigração japonesa ao Brasil. Esperamos receber visitas de governadores das 47 províncias do Japão. Todas elas têm associações em São Paulo dos respectivos imigrantes”, afirmou José Roberto Andrade.

Ele destacou ainda que esse é o momento ideal para São Paulo renovar Acordos de Irmandade firmados com algumas províncias japonesas nas décadas de 70 e 80, como a de Tóquio. Esses decretos têm o objetivo de promover o intercâmbio cultural e educacional.

Cíntia Cury