Governador dá boas vindas a alunos na primeira aula da Univesp

Alunos do curso de Pedagogia iniciam hoje os estudos pela Universidade Virtual do Estado

seg, 01/03/2010 - 20h17 | Do Portal do Governo

José Serra participou, nesta segunda-feira, 1º, da aula inaugural do curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp/Unesp). O governador fez seu pronunciamento através de um link instalado no Palácio dos Bandeirantes.

“Antes de mais nada, queria dar parabéns a todos vocês. Primeiro, por terem sido aprovados numa seleção difícil, num vestibular muito concorrido, como todos os que servem de porta de entrada para cursos públicos – e de qualidade. Em segundo lugar, porque vocês começam hoje mais uma etapa rumo à qualificação, que é tão importante em todas as profissões e mais ainda na que escolheram, a de professores. E terceiro, por serem nossos primeiros parceiros nessa aventura que é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Vocês são e serão para sempre, a primeira turma do primeiro curso de graduação dessa iniciativa pioneira do Governo do Estado de São Paulo, oferecida em parceria com a Unesp. E entram assim, sem qualquer exagero, para a história do ensino superior público no nosso país”, comemorou o governador.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Univesp TV, um canal digital da TV Cultura, para as 21 cidades do Estado que têm polos da Universidade Virtual.

Leia a integra do discurso de boas vindas do governador aqui.

A Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo é um programa gratuito do governo estadual que irá expandir o ensino superior público de qualidade, aumentando e distribuindo o número de vagas oferecidas pelas três universidades públicas paulistas (Unesp, Unicamp e USP). Seu lançamento aconteceu em agosto de 2009.

Os cursos serão desenvolvidos em parceria com a USP, a Unicamp e a Unesp, além do Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. Leia mais sobre a inauguração aqui.

Cursos Oferecidos

Curso de Graduação em Pedagogia: Vai oferecer formação em nível superior para professores em exercício na Educação Básica, que queiram se habilitar ao exercício do magistério da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino Fundamental. 
Vagas: 5.000 vagas ao todo (2010/2011), sendo 1.350 no 1º sem/2010, 1.150 no 2º sem/2010 e 2.500 para 2011.

Curso de Especialização em Filosofia: Será um curso de aperfeiçoamento e de formação em Filosofia para professores graduados em curso superior.
Vagas:: 750 com polos de apoio presencial em 30 cidades.

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais: Proporcionará formação aos responsáveis por micro e pequenas empresas do Estado.
Vagas:  3200, com pólos de apoio presencial em FATECs de 40 cidades.

Curso Extra Curricular de Inglês Básico: Para desenvolver a compreensão da língua oral e escrita, bem como escrever textos simples em inglês. O público-alvo são alunos do Centro Paula Souza.
Vagas: 7.500 para alunos da região metropolitana de São Paulo.

Curso Extra Curricular de Espanhol Básico: Desenvolver a compreensão da língua oral e escrita, bem como escrever textos simples em espanhol. O público-alvo são alunos de Centro Paula Souza.
Vagas: 2.500 para alunos da região metropolitana de São Paulo.

Maiores esclarecimentos sobre processo seletivo e curso, aqui. O Site da Univesp pode ser acessado aqui.

Do Portal do Governo do Estado