Governador convoca metroviários para voltarem ao trabalho

O governador Geraldo Alckmin falou sobre decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que considerou a greve da categoria abusiva

dom, 08/06/2014 - 20h46 | Do Portal do Governo

Em pronunciamento na noite desse domingo, 8, o governador Geraldo Alckmin falou sobre a greve dos metroviários de São Paulo. Em sessão extraordinária, realizada na manhã de hoje, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considerou, por decisão unânime, a paralisação da categoria abusiva.

“Hoje, o Tribunal Regional do Trabalho decidiu, por unanimidade, que a greve é abusiva. Ela é totalmente ilegal. É importante deixar claro que a decisão judicial já ocorreu e o índice de reajuste salarial foi definido pelo dissídio”, afirmou Alckmin. “Quero reiterar a minha convocação: metroviário de verdade, volte ao trabalho!”, completou o governador.

De acordo com a decisão do TRT, o reajuste nos vencimentos dos metroviários será de 8,7%, índice sugerido pelo Metrô. “É importante ressaltar que o Metrô ofereceu 8,7% de reajuste referente aos últimos 12 meses, contra uma inflação do IPC/FIPE de 5,2%. Mais o aumento do vale alimentação e vale refeição, que torna o percentual muito maior, um aumento mínimo de 10,6% até 13,3%. Dificilmente uma categoria teve ganhos reais tão superiores a inflação como nesse caso”, explicou Alckmin.

O parecer do TRT definiu ainda que, caso mantenham a greve, os metroviários deverão pagar multa de R$ 500 mil por dia. Os profissionais grevistas ainda terão descontos em seus salários e perderão a garantia de estabilidade de emprego. “O reajuste já foi definido. Agora, está em discussão o direito a trabalhar de cinco milhões de pessoas que precisam do Metrô todos os dias”, concluiu Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado