Governador concede a Ordem do Ipiranga para autoridades do Judiciário

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo

sex, 27/10/2006 - 13h06 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo concede a Ordem do Ipiranga para autoridades do Judiciários. A honraria será entregue para Celso Luiz Limongi (presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Caio Eduardo Canguçu de Almeida (vice-presidente do Tribunal de Justiça), Gilberto Passos de Freitas (corregedor-geral da Justiça de São Paulo), Rodrigo César Rebello Pinho (procurador-geral do Estado de São Paulo), e Rubens Aprobato Machado (presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB). O decreto está publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 27 de outubro.

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Seu objetivo é distinguir cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado e seu povo.

Instituída em junho de 1969, a denominação da honraria evoca o episódio máximo da história brasileira ocorrido em São Paulo. O lema da Ordem é a frase de Dom Pedro: ‘Independência ou Morte’. A primeira outorga ocorreu em 8 de janeiro de 1970.

A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Grã-Cruz, Grane Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O Grão-Mestre da Ordem é o governador de São Paulo, cuja insígnia é a Grã-Cruz. Já o Chanceler é o secretário-chefe da Casa Civil.

A data da outorga da honraria está em fase de definição.