Governador comemora os 120 anos da Imprensa Oficial

Diário Oficial é o carro-chefe da empresa que também edita e publica livros

qui, 28/04/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 19h34)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, comemoraram nesta quinta-feira, 28, os 120 anos da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Para marcar a data, a empresa programou uma série de ações, voltada aos funcionários, seus familiares e à comunidade. Na ocasião foi lançada uma revista sobre os 120 anos da empresa (veja aqui).

Durante o dia, aconteceram duas visitas monitoradas ao parque gráfico da empresa, com alunos da rede pública de ensino. O coral infantil do Colégio Primo Tapia, da Mooca, e a banda sinfônica da Polícia Militar do Governo do Estado participaram da cerimônia comemorativa.

“Poucas empresas são seculares, essa é do século 19. A República tinha um ano e meio, a cidade de São Paulo tinha 85 mil habitantes e o Estado, pouco mais de 1 milhão de habitantes”, afirmou o governador durante seu pronunciamento. “São 120 anos retratando a história de nosso Estado e, por consequência, de nosso país”, elogiou Alckmin.

O secretário Sidney Beraldo saudou todos os funcionários – de hoje e que já tenham passado pela Imprensa Oficial – e ressaltou o orgulho que a Casa Civil sente em ter a instituição vinculada à pasta. “Num País jovem como o nosso não é muito comum uma empresa comemorar 120 anos. E comemorar bem. É uma empresa eficiente e que evoluiu do ponto de vista tecnológico, de qualidade e de prestação de serviços”, afirmou o secretário. “Sem dúvida é motivo de muito orgulho.”

Inaugurada em 28 de abril de 1891, a Imprensa Oficial foi criada com o objetivo principal de organizar e divulgar, por meio do “Diário Oficial”, as leis e os atos das três esferas do governo do Estado de São Paulo – Executivo, Legislativo e Judiciário. Por razões estatutárias, ela atende apenas o poder público (municipal, estadual e federal) e as instituições de interesse público, como fundações e organizações não-governamentais (ONGs).

Nos últimos 15 anos a Imprensa Oficial tem passado por crescente desenvolvimento, pautado, principalmente, pela modernização de seu parque gráfico e pela criação da editora, com a edição de diversos títulos, com selo próprio e em parceria. Também recebeu, do Governo do Estado, a responsabilidade de ser a Autoridade Certificadora Digital.

Nas 12 décadas de existência, a empresa deixou de lado a máquina de escrever e hoje possui um dos parques gráficos mais modernos do País. Mas o seu carro-chefe continua sendo o “Diário Oficial”, que caminha firme com o propósito de levar diariamente ao seu público-alvo diversas informações do Executivo e Legislativo do Estado de São Paulo.

Ao longo desses 120 anos, a Imprensa Oficial registrou fatos marcantes da história do País e continua dando destaque às principais notícias do Estado. Foi assim, cumprindo o seu papel, que ela passou a figurar como importante empresa do Governo do Estado de São Paulo. Tornou-se lucrativa e referência de qualidade e confiabilidade.

Da Imprensa Oficial