Governador comemora cinquentenário do Hospital do Servidor Público Estadual

Alckmin também participa do encerramento do congresso internacional realizado pelo Iamspe

sáb, 09/07/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada 11/07 às 12h)

O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, 9, do encerramento do Congresso Internacional A Saúde do Idoso, evento que começou na última quinta-feira e marca o cinquentenário do Hospital do Servidor Público Estadual.

Durante dois dias, aproximadamente 700 pessoas da área da saúde – incluindo médicos do Hospital do Servidor, que completou 50 anos nesse sábado, se reuniram para discutir como oferecer atendimento médico de qualidade aos idosos no Brasil.

Relatório divulgado em abril desse ano pelo Banco Mundial (Bird) mostrou que o Brasil está envelhecendo muito mais rápido do que os países desenvolvidos. O documento “Envelhecendo em um Brasil mais velho” explica que as nações ricas primeiramente ficaram ricas e só então envelheceram.

“Isso impõe um conjunto de políticas públicas. A medicina, ela muda: as questões epidemiológicas,os fatores de mortalidade, há uma mudança e uma mudança muito rápida, necessidade de recursos humanos preparados, políticas públicas, mudanças atuariais na Previdência Social”, declarou Alckmin.

Nosso país, assim como outros emergentes, está ficando velho antes de ficar rico. O texto cita a França, que levou mais de um século para ter um aumento de 7% para 14% da população acima de 65 anos ou mais, e alerta que o Brasil passará pelo mesmo processo em duas décadas, de 2011 a 2031. A população idosa no Brasil, que hoje corresponde a 11% da população em idade ativa, será de 49% em 2050.

Iamspe

Fundado para prestar assistência médica aos funcionários públicos paulistas em 9 de julho de 1961, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) viu a sua população envelhecer e hoje atente a um público em que 60% dos usuários internados têm mais de 60 anos. Ao longo dos anos, o hospital veio se adequando às demandas de uma faixa etária mais avançada, ampliando o número de consultas e procedimentos, além buscar estar cada vez mais próximo ao seu usuário, descentralizando o atendimento.

Com o congresso “A Saúde do Idoso” o Iamspe realiza um amplo painel sobre a sua vivência somada às mais bem sucedidas experiências nacionais e internacionais reunindo convidados como o médico brasileiro Henrique Parsons, do Departamento de Cuidados Paliativos do MD Anderson Center, Texas.

O médico Alexandre Kalache, conhecido por sua atuação como consultor da Organização Mundial de Saúde, e Jane Barrat, da Internacional Federation on Ageing, foram destaques no último dia do evento.

Da Secretaria de Gestão Pública