Governador Cláudio Lembo toma posse na Academia Paulista de Educação

Lembo irá substituir Irany Novah Moraes, passando a ocupar a cadeira número 12

sex, 15/12/2006 - 20h16 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo tomou posse nesta sexta-feira, dia 15, na Academia Paulista de Educação (APE), para ocupar a cadeira número 12 – patrono Júlio de Mesquita Filho. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e contou com a presença de Renéa Lembo, primeira-dama e várias autoridades.

Lembo irá substituir Irany Novah Moraes, passando a ocupar uma das quatro cadeiras vagas, entre as 40 que a APE dispõe. Ele receberá o diploma de acadêmico titular, colar acadêmico e medalha da Academia.  Os ocupantes das vagas restantes serão escolhidos numa eleição próxima.

Em seu discurso, o governador destacou a importância da Educação dentro do Estado. “São Paulo possui um vínculo genético com a Educação. Afinal poucas cidades do mundo se formaram em torno de uma escola, como foi o caso da nossa Capital”, disse Lembo.

Ele explicou que a escola era construída em barro e palha com 14 passos de comprimento por 10 de largura. “No correr dos séculos, aquela feliz cabana, como a chamou Anchieta (missionário), multiplicou-se em 5.500 escolas estaduais, 3 universidades estaduais, além de muitos estabelecimentos de ensinos públicos e privados”, completou. Lembo ainda lembrou importantes figuras da Educação de São Paulo como Júlio de Mesquita Filho, Laerte Ramos de Carvalho, Orlando Alvarenga Gáudio e Irany Novah Moraes.

Academia

Fundada em 12 de abril de 1970, a APE é composta por 40 acadêmicos, com o objetivo de congregar educadores para debate de idéias, incentivar, promover e divulgar estudos na Educação, colaborar com iniciativas dos poderes públicos relacionados com o ensino e cooperar para o fortalecimento da valorização do educador.

Tem como presidente João Gualberto de Carvalho Meneses. Neste ano discutiu questões como Ensino Fundamental e temas relativos à Educação Infantil, especialmente a Pré-Escola.

Carlos Prado