Governador Cláudio Lembo recebe ministros do Uruguai

Lembo defendeu aproximação entre os dois países

ter, 12/09/2006 - 20h00 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu, no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta terça-feira, 12/9, os ministros uruguaios Danilo Astori (Economia e Finanças), Jorge Lepra (Indústria, Minas e Energia) e Lilian Kechichian (Turismo). Durante o encontro, o governador discutiu as relações bilaterais do comércio entre São Paulo e Uruguai e parcerias entre universidades paulistas e uruguaias.

“Foi uma reunião muito produtiva. Analisamos a política econômica de nossos países e soubemos mais detalhadamente dos investimentos brasileiros feitos no Uruguai no setor da Agroindústria”, avaliou Lembo.

Durante a audiência, o governador frisou que as relações entre os dois países necessitam aproximação. O governador propôs a criação de um pacto comercial entre o Estado de São Paulo e o país vizinho.

O governador ressaltou, ainda, o baixo fluxo entre turistas paulistas e uruguaios. Segundo ele, o mercado tem espaço para crescer nos dois sentidos. Para o governador Lembo, a proximidade entre São Paulo e Montevidéu é um dos fatores que pode favorecer o turismo entre uruguaios e brasileiros.

O ministro da Economia do Uruguai, Danilo Astori, informou que o país cresceu 7% em 2005. De acordo com Daniel, a previsão para este ano é que a economia atinja índice de crescimento de 7,2%.

“Viemos até São Paulo por ser a região mais produtiva do Brasil. Estamos aqui com o propósito de fomentar nossas relações”, destacou Astori.

A ministra do Turismo Lilian Kechichian, durante a reunião, lembrou a comemoração do centenário de Montevidéu, que acontecerá em 2007. E garantiu apresentar, em breve, uma política específica de incentivo ao turismo com destino à Montevidéu.

“Trabalhamos para aumentar o número de vôos entre nossa capital e a capital paulista, sobretudo no próximo ano quando a cidade completará 100 anos de fundação”, acrescentou Lilian.

Os ministros uruguaios analisaram, ainda, o cenário econômico internacional, a relação do Uruguai com Estados Unidos, México e Espanha e trataram da possibilidade de assinatura de convênios com a indústria automotiva brasileira e de tecnologia da informação.

No final do encontro, a delegação uruguaia assinou o livro de visitas oficiais do Palácio dos Bandeirantes e recebeu do governador Cláudio Lembo, exemplares do livro Jóias da Mata Atlântica, produzido pela Imprensa Oficial do Estado.

Cleber Mata