Governador Cláudio Lembo reabre Casa da Cultura Paulo Setúbal em Tatuí

Na ocasião, Lembo anunciou que Cadeia pública de Tatuí deve ser transformada em Centro Cultural

dom, 17/12/2006 - 15h20 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou da reabertura, neste domingo (17/12), da Casa da Cultura Paulo Setúbal, em Tatuí. Depois de ampla reforma, a casa foi reaberta com um novo conceito: um espaço para a literatura com os mais modernos recursos de multimídias, muito próximo ao do Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo. A idéia é trabalhar a literatura e realizar oficinas sobre o tema, entre outras atividades.

“O Museu é contemporâneo e terá espaço para pesquisas. Não é um museu morto como era no passado”, declarou o governador.

O público poderá saber a história de Paulo Setúbal por meio de documentos da história oral e da língua falada. A Casa de Cultura foi fundada em 1956 e homenageia o escultor e poeta natural da cidade.

“Paulo Setúbal foi um dos maiores escritores brasileiros e retratou todo um período da história do Brasil, desde o período imperial até o período das bandeiras”, destacou Lembo.

Entre 1925 e 1935, Setúbal publicou vários romances históricos, como ‘A Marquesa de Santos’, ‘O Príncipe da Nassal’ e ‘A Bandeira de Fernão Dias’. Em 1935, ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

O governador assistiu a abertura das exposições ‘Paulo Setúbal – Profissão Escritor’; ‘Paulo Setúbal – Memórias’;  ‘Tatuí, a  Cidade’ e  ‘Tatuí(s) – Crônicas de uma Cidade’.

O governador, também, visitou o setor de exposições temporárias, que abriga a mostra ‘André Vallias: A Poesia Digital’. Em duas salas serão apresentados vídeos e ploters com poesias visuais e informatizadas, do designer e poeta André Vallias.

Cadeia pública de Tatuí – Centro Cultural

Em seu discurso, o governador declarou que vai conversar com o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, para transformar a cadeia pública de Tatuí em Centro Cultural. “A cidade é raiz, é história, é São Paulo profundo e esse São Paulo profundo deve ser restaurado cada vez mais”, concluiu o governador.

Conservatório Dramático e Musical de Tatuí

Em seguida, Lembo visitou o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí Dr. Carlos de Campos. A escola de música, fundado em 1954, é freqüentada por mais de 3.500 estudantes de todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Japão.

A escola, com foco no aprimoramento da qualidade de ensino, forma alunos de destaque em concursos nacionais e internacionais.

Com extensa programação musical realizada anualmente, o Conservatório de Tatuí ainda promove exposições, concertos, workshops , espetáculos de teatro e ballet, cursos intensivos, palestras e recitais.

Centro de Comunicação de Emergência

O governador encerrou a passagem pela cidade visitando o Centro de Comunicação de Emergência do Corpo de Bombeiros de Tatuí, que está sendo construído com recursos do município da ordem de R$ 144 mil.

Takao Miyagui/André Muniz