Governador Cláudio Lembo participa do encerramento do Festival de Inverno de Campos do Jordão

nd

dom, 30/07/2006 - 12h05 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Renéa Lembo, participaram na noite deste sábado, dia 29, do encerramento da 37ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado, sob regência de John Neschling, no Auditório Cláudio Santoro, encerrou o festival, que começou no dia 8 de julho. No repertório, Alegres Trópicos, de Gilberto Mendes, Concerto nº 2 em Ré Maior KV 314, de Mozart, Sensemayá, de Silvestre Revuletas, e Bachianas Brasileiras Nº 4, de Villa-Lobos.

Lembo destacou que o festival é um marco na cultura de São Paulo e uma tradição de quase quarenta anos. “São Paulo é sempre um exemplo, um marco de avanço cultural, econômico e de avanço em todos os aspectos”, afirmou o governador.

A integração por meio da música foi ressaltada por Cláudio Lembo. “Isso é o mais importante no Estado, que a gente sempre possa se integrar, formar cidadania em todos os momentos que nós estivermos juntos”.

Ele declarou que nesses momentos de cidadania o ser humano atinge a plenitude. “E esse também é um momento em que nós atingimos a plenitude na música, a plenitude no saber e na capacidade de sensibilidade. Que bom que a gente possa em São Paulo viver às vezes dificilmente, mas também podemos viver com sensibilidade”, acrescentou Lembo.

Participaram também do encerramento do festival, o Secretário da Cultura, João Batista de Andrade, e o prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael.

O Secretário da Cultura declarou que o Estado de São Paulo tem uma enorme preocupação com a música. “São Paulo investe muito em música. Além do Festival de Inverno, nós temos os conservatórios musicais Tom Jobim e o de Tatuí, a Orquestra Sinfônica do Estado e a Sala São Paulo. Temos também um projeto de inclusão cultural, que é o Guri, que beneficia 50 mil crianças da periferia e de regiões com um grau maior de vulnerabilidade”, destacou Andrade.

Anualmente o Festival de Inverno de Campos do Jordão oferece mais de 200 bolsas de estudos para aulas e masterclasses para músicos a partir de 12 anos em cursos de instrumentos, prática de orquestra, música de câmara, regência, composição e canto lírico.

O maestro John Neschling anunciou durante o evento o tema para o próximo Festival de Inverno de Campos do Jordão. A próxima edição vai homenagear a mulher compositora, professora e intérprete.

A pedido da Prefeitura de Campos do Jordão, a direção do Festival programou concertos para os 5 e 12 de agosto, na Praça do Capivari, pois a cidade continua atraindo turistas nesta época. No dia 5, às 12h30, a atração é Jazz Sinfônica e, no dia 12, a Orquestra de Metais Banda Lyra de Tatuí.