Governador Cláudio Lembo participa das comemorações dos 60 anos da Federação Israelita

Lembo destacou a importância da comunidade judaíca em São Paulo

dom, 20/08/2006 - 22h10 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite deste domingo, 20/8, no Palácio dos Bandeirantes, das comemorações dos 60 anos de fundação da Federação Israelita de São Paulo. A cerimônia foi acompanhada por cerca de 800 pessoas, entre autoridades e representantes da comunidade judaica que foram homenageados.

Ao discursar, o governador defendeu a manutenção dos valores de cada sociedade. Ele observou, ainda, que o povo judaico ensina o mundo ao difundir conceitos importantes para o ser humano.

“Com os judeus nós aprendemos que nada é unilateral e tudo é bilateral. Os judeus defendem o direito dos diversos. É isso que os judeus de São Paulo tem nos ensinado através da Federação Israelita. Essa lição atinge todos os continentes”, comentou.

Lembo assistiu a um vídeo ao lado do presidente da Federação Israelita do Estado, Jayme Blay, que resgata a trajetória dos judeus ao desembarcar em São Paulo, as dificuldades para retirada de vistos de trabalho no período de Getúlio Vargas, chegando aos dias atuais.

O governador frisou que a cultura judaica faz parte do cotidiano do brasileiro. Segundo ele, é possível conferir em todos os lugares costumes absorvidos pelos brasileiros devido à proximidade na relação entre os dois povos.

“Os senhores construíram a cultura das nossas universidades. Edificaram empresas excepcionais no Estado de São Paulo, que se espalharam pelo Brasil e outros países. Permitiram que nós tivéssemos valores muito ricos e claros de vida e também de sabedoria. Por esse motivo, é uma honra recebê-los na casa do Governo de São Paulo”, afirmou Lembo, aplaudido de pé após discursar.

Em referência ao conflito entre as forças israelenses e o grupo Hezbollah, no sul do Líbano, o governador Cláudio Lembo deixou uma mensagem de esperança. “Todos tenham certeza de que os momentos difíceis passam. Os conflitos são inerentes ao ser humano. O povo de Israel nunca foi abandonado”.

O presidente da Federação Israelita, Jayme Blay, destacou o trabalho social desenvolvido pela Federação em São Paulo. Ele elogiou os fundadores da entidade e disse que o trabalho iniciado em 1946 continua sendo realizado com responsabilidade.

Como forma de homenagem, estatuetas feitas pela artista plástica Lina Wurzman foram entregues a ex-presidentes da Federação e seus familiares. Houve, também, a apresentação “Bachiana Chamber Orchestra” sob a regência do maestro João Carlos Martins.

Além do governador e do presidente da Federação, Jayme Blay, participaram do evento o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o presidente da Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), deputado Rodrigo Garcia, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon, senadores e deputados federais.

Cleber Mata