Governador Cláudio Lembo participa da homenagem a prefeitos paulistas

75 prefeitos foram homenageados com o Prêmio Prefeito Empreendedor Mário Covas promovido pelo Sebrae-SP

seg, 17/04/2006 - 23h02 | Do Portal do Governo

Incentivar e estimular ações inovadoras para o fortalecimento das pequenas empresas gerando desenvolvimento social nas comunidades é o objetivo do Prêmio ‘Prefeito Empreendedor Mário Covas’, entregue na noite desta segunda-feira, dia 17, a prefeitos de cidades paulistas.

O evento foi realizado no Memorial da América Latina e contou com a presença do governador Cláudio Lembo, que entregou o prêmio aos prefeitos do Estado de São Paulo.

O governador destacou a importância do Prêmio Prefeito Empreendedor. “É algo muito positivo, pois cria uma posição emblemática para todos, pois vivemos efetivamente na comunidade municipal”, disse Lembo.

A premiação, de âmbito nacional, existe desde 2001 e é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

Este ano serão premiadas 75 prefeituras do Estado que tiveram experiências de sucesso, por meio de apoio às micro e pequenas empresas.

O principal ganhador na categoria com mais de 200 mil municípios foi a cidade de Embu. Com menos de 200 mil habitantes, a vencedora foi a prefeitura de Santa Fé do Sul.

Um dos destaques da noite foi a a homenagem do neto do governador Mário Covas, Bruno Covas Lopes ao seu avô. 

Entre os presentes, estavam José Luiz Ricca, diretor-superintendente do Sebrae/SP, Osvaldo Martins, presidente da Fundação Mário Covas, Rodrigo Garcia, Presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Leça, presidente da Fundação Memorial da América Latina e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

SOBRE O PRÊMIOO Prêmio, que reconhece ações de destaque no estímulo ao empreendedorismo, tem duas categorias: municípios com mais de 200 mil habitantes e cidades com menos de 200 mil habitantes, além dos destaques temáticos. São eles: tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas pelas leis municipais, planejamento municipal para o desenvolvimento e promoção do turismo de excelência.

Foram premiados os três primeiros colocados em cada categoria demográfica e um município para cada um dos destaques.

Para participar do prêmio, as prefeituras inscreveram até 10 ações empreendidas no município com declarações de três entidades ou instituições, como associações e sindicatos empresariais, conselhos de classe ou profissionais, universidades ou outra entidade local de destaque, que avaliassem o compromisso ético da administração local com a sociedade, o patrimônio público e o meio ambiente.

Na etapa nacional, foram premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco regiões brasileiras. Aos ganhadores da etapa nacional serão oferecidas viagens técnicas a municípios de outros países, que tenham ações exemplares de apoio ao empreendedorismo.

Carlos Prado / Manuela Sá