Governador Cláudio Lembo participa da entrega do III Prêmio Polícia Cidadã

A inciativa para homenagear bons policiais é do Instituto Sou da Paz

seg, 20/11/2006 - 23h36 | Do Portal do Governo

Valorizar a ação dos policiais que agem de maneira efetiva para reduzir a criminalidade e melhorar a vida das pessoas. Esse é o objetivo do Prêmio Polícia Cidadã, que foi entregue na noite desta segunda-feira, dia 20, feriado da Consciência Negra. A premiação, que está em sua terceira edição, contou com a participação do governador de São Paulo, Cláudio Lembo.

É uma iniciativa do Instituto Sou da Paz e que, esse ano, contou com a inscrição de 191 ações, envolvendo 612 policiais civis, militares e técnico-científicos da Capital e das 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Com um discurso inflamado, Saulo de Abreu Filho, secretário de Segurança Pública, destacou as ações das polícias, principalmente quando foram alvos de ataques criminosos no meio desde ano. “Foi uma ação contra a democracia e a liberdade”. E completou: “Não aprendemos com as vitórias, e sim, quando enfrentamos obstáculos e temos que dar um passo para trás. Essa profissão é a única do mundo em que essa gente de bem e de paz dá sua vida no trabalho”, disse o secretário.

Esse ano foram premiadas oito ações policiais, sendo seis desenvolvidas na cidade de São Paulo, uma em Santo André e outra em Mogi das Cruzes. Dessas, quatro realizadas por policiais militares, duas por civis, uma pela técnica-científica e outra numa parceria dos militares com a polícia científica. No total, 36 policiais receberam a premiação e mais cinco receberam menção honrosa.

O governador Cláudio Lembo destacou que o ano de 2006 foi um ano muito difícil e complexo, em que o estado de direito foi agredido profundamente. “Mas nunca me faltaram as três polícias (Militar, Civil e Técnico-Científica) de São Paulo. Sou muito grato e tenho um respeito profundo pelos policiais que foram firmes, corajosos e que respeitaram os direitos humanos nas ruas e nos presídios do Estado”, comentou o governador. Ele lembrou que durante as ações policiais para conter as rebeliões deste ano, nenhum presidiário foi morto.

Lembo agradeceu a inciativa do Instituto Sou da Paz ao criar o prêmio. “Vocês fizeram o que eu sempre achei necessário, que é levantar a auto-estima dos policiais, muito importante para realizarem melhor ainda seu trabalho. É a sociedade civil premiando instituições como a nossa Polícia”, concluiu.

A nota triste da noite foi a notícia do falecimento em serviço do policial do DHPP, Wilson Dirienzo Júnior, que receberia o prêmio pelo trabalho “Proteção a testemunhas e vitimas ameaçadas”. A premiação foi entregue para seus familiares.

A cerimônia teve apresentação de coral de crianças do Instituto Bacarelli e contou também com a presença do prefeito da Capital, Gilberto Kassb, do diretor do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, do governador eleito José Serra e diversas autoridades e prefeitos dos municípios da Região Metropolitana.

Confira os premiados:

1. Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas (Técnico-científica de São Paulo)

2. Polícia para a Comunidade (Militar de São Paulo)

3. Pesquisa na Área Química Forense – O Residuográfico Azul (Técnico-científica e Militar de São Paulo)

4. Paz para quem tem Carro (Militar de Mogi das Cruzes)

5. Mesa Redonda (Militar de São Paulo)

6. Projeto Cururu (Civil de Santo André)

7. Legitimação à Distância (Civil de São Paulo)

8. Projeto Canteiros (Militar de São Paulo)

Menção Honrosa

1. Brinquedoteca na Delegacia de Defesa da Mulher de Cotia (Civil de Cotia)

2. Três projetos do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa -DHPP (Civil de São Paulo):

  • O medo bate a sua porta
  • Diminuição dos índices de homicídios e da sensação de impunidade no Jardim Ângela
  • Proteção a testemunhas e vitimas ameaçadas

3. Projeto de Bem com a Vida (Militar de São Paulo)

4. Relatório Diário de Notícias -RDN (Militar de São Paulo) 

5. Ronda Escolar Fazendo a Diferença (Militar de São Paulo)

Carlos Prado