Governador Cláudio Lembo inaugura duas escolas em Bertioga

Novas unidades têm capacidade para atender 1,6 mil alunos

sex, 01/09/2006 - 22h36 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 01/09, duas escolas estaduais no município de Bertioga, litoral Norte do Estado. As novas unidades de ensino – construídas em parceria com a prefeitura da cidade – receberam investimento de R$ 1,3 milhão do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação.
 
“É sempre uma emoção inaugurar escolas. Dizem os sábios que, quando inauguramos escolas, estamos homenageando a Deus. Acredito que homenageamos a Deus duas vezes com este ato”, comentou o governador.

Durante o discurso, ele avaliou que a maior alegria ao entregar uma escola à comunidade ocorre ao se observar a reação das mães dos alunos.
 
“É importante que Estado e município possam estar unidos na busca de um bem comum. É visível a satisfação da população ao receber um benefício como o que entregamos”, analisou.
 
As instituições têm capacidade para atender cerca de 1,6 mil estudantes de Ensino Fundamental I e II e ainda alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
 
A Escola Estadual/Municipal de Ensino Fundamental Jardim Vista Linda, no bairro Jardim Vista Linda II, foi construída de forma compartilhada com o município, que cedeu o terreno. A unidade conta com 12 salas de aula, quadra para prática de esportes, sanitários, almoxarifado, cozinha, secretaria, sala dos professores e da direção. Somente nesta instituição, foram aplicados R$ 710 mil pelo governo estadual.
 
Na ocasião, outra instituição de ensino entregue pelo governador foi a Escola Estadual Vicente de Carvalho, localizada no bairro Vicente de Carvalho II. Além da quadra e de oito salas de aula, a unidade dispõe de refeitório e pátio para recreação dos alunos.
 
Para a secretária de Educação, Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, o próximo passo é proporcionar ensino de qualidade aos alunos.
 
“Entregar uma nova escola para a população é uma obrigação, mas também uma sensação de dever cumprido. É fundamental que possamos olhar com carinho para a educação. Tenho certeza de que estas duas novas escolas vão corresponder às necessidades e aos anseios da população de Bertioga”, frisou Maria Lucia.
 
A opinião da secretária é compartilhada pela dona de casa Dalva Pereira, moradora do Jardim Vista Linda II. Com a nova unidade, seus três netos passam a freqüentar as dependências da escola do bairro.
 
“Tenho dois netos que tinham de ir até o centro todos os dias para estudar. A minha neta mais nova eu tinha de levar para a escola. Isso vai acabar. É muito bom eles estudarem no mesmo bairro onde moram”, comemorou a dona de casa.
 
O governador e a secretária de Educação descerraram no Jardim Vista Linda II uma placa em referência à inauguração da Escola Estadual Vicente de Carvalho. Antes da homenagem, porém, eles assistiram a uma apresentação de fanfarras das escolas estaduais Governador Mário Covas e Professora Maria Celeste.
 
Além do governador Cláudio Lembo e da secretária Maria Lucia, estiveram presentes ao evento o prefeito de Bertioga, Lairton Gomes Goulart, deputados estaduais, autoridades locais, professores e mais de 450 pessoas.
 
Cleber Mata